Confesse: no planejamento do seu material gráfico, você considera o prazo de impressão? Pois saiba que um erro comum, em muitos projetos de produção editorial, é não contar o tempo que o material levará para ser impresso na gráfica.
Seja um volume único para ser entregue em uma visita comercial, sejam milhares de exemplares de um catálogo ou revista de circulação nacional, é preciso sempre consultar a gráfica, para saber em quanto tempo ela vai entregar o material em suas mãos.
Tendo conhecimento desse prazo, você precisa incluí-lo no cronograma do seu projeto. Se não fizer isso, vai acabar repetindo algo que, infelizmente, é um hábito frequente na relação produção-impressão: “apertar” a gráfica para que ela cumpra um prazo que você não cumpriu ou não previu no seu planejamento.
Entendido isso, vamos falar da “alma” do seu planejamento, o briefing!
Briefing
O briefing é o roteiro que vai orientar todos os caminhos que o seu trabalho deve seguir. No processo gráfico, ele funciona como um MAPA e inclui:
. O CAMINHO a ser percorrido (por que, para quem e para que estou imprimindo o trabalho?);
. As REFERÊNCIAS para você não andar em círculos, (em que formato digital eu devo entregar o arquivo para a gráfica? Pode ser em PDF, JPG, PPT, entre outras dimensões);
. A ORIENTAÇÃO para não se perder no caminho (cores, tipo de papel, tamanho, quantidade…);
. A CHEGADA ao destino final (acabamento, cortes, formatos especiais etc);
. O TEMPO para cumprir o trajeto (é aqui que entra o prazo de impressão);
. A COMPANHIA de viagem (aqui, você vai definir a gráfica e considerar: estrutura, custo-benefício, qualidade do portfólio e histórico de atendimentos);
Entendendo o prazo de impressão
Mesmo que a gráfica tenha um padrão de prazo para entrega, há algumas variáveis que podem interferir nesse prazo e que nem sempre estão no controle da empresa.
Abaixo, alguns deles:
Matéria-prima: para alguns trabalhos, especialmente os que possuem papéis especiais, microondulados, papelão, é necessário fazer pedido do material que, pela sua especificidade, nem sempre estão disponíveis no estoque;
Acabamentos diferenciados: alças, pinos, botões, velcros, materiais plásticos, espiral colorido, wire-o, ou qualquer acessório personalizado também precisa ser solicitado com certa antecedência. Isso pode, inclusive, interferir no projeto final, caso não haja disponibilidade do acabamento no mercado.
Demanda da gráfica: toda gráfica possui um limite de produção. Quando ela está com muitos outros serviços, pedirá um prazo maior para entrega.
São várias situações que podem interferir no prazo de entrega.
É sempre bom se antecipar e não deixar o seu impresso para a última hora!
Aprenda mais! Etapas do processo gráfico
Pré-Impressão
É o processo anterior à impressão, fundamental para verificar se os arquivos do cliente atendem às condições solicitadas, esperadas e contratadas. Na pré-impressão, o profissional da gráfica corrigirá eventuais falhas no arquivo e revisará as especificidades técnicas, para oferecer ao cliente a melhor qualidade possível. Feito isso, e após obter a aprovação do cliente, ele encaminha para a impressão.
Impressão
É a execução em si do trabalho contratado. Ela pode ser definida como a “materialização” da arte em uma superfície – papel (de vários tipos e gramaturas), plástico, metal… − e utiliza diversos processos, tais como: offset; rotogravura; serigrafia; flexografia; litogravura e outros métodos. O desenho final da impressão é obtido aplicando-se pigmentos de diversas naturezas (leia nosso tópico sobre Cores).
Acabamento
O acabamento é a versão final do trabalho impresso, que é finalizado com os recursos como dobras, alto-relevo, baixo-relevo, vinco, aplicação de verniz, dentre outras opções.
*se ainda não está familiarizado com a linguagem gráfica, você pode consultar os profissionais da Rona para entender o conceito de cada termo utilizado aqui.
Agora que você entendeu o processo que envolve a produção do seu material, consulte a Rona hoje mesmo, para incluir no cronograma do seu próximo projeto gráfico o prazo de impressão. E não passe mais aperto com isso!