Imagens-site-piuiçogo-rona

EMBARQUE NAS VIVÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

O TREM PIUÍ E SEUS PERSONAGENS DO UNIVERSO DOS CONTOS CLÁSSICOS SÃO OS MAQUINISTAS QUE LEVAM AS CRIANÇAS PARA UM PASSEIO LÚDICO, DE DESCOBERTAS E BRINCADEIRAS.
Reproduzir vídeo

kits da coleção piuí

EMBARQUE NAS VIVÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

O TREM PIUÍ E SEUS PERSONAGENS DO UNIVERSO DOS CONTOS CLÁSSICOS SÃO OS MAQUINISTAS QUE LEVAM AS CRIANÇAS PARA UM PASSEIO LÚDICO, DE DESCOBERTAS E BRINCADEIRAS.
Imagens-site-piuiçogo-rona
Reproduzir vídeo

kits da coleção piuí

SOBRE A COLEÇÃO

A COLEÇÃO PIUÍ oferece uma experiência integrada que possibilita a construção de conhecimento por meio de vivências que se relacionam com diferentes campos de experiências e seus objetivos de aprendizagem.

Voltada para crianças de 2 a 5 anos, tem uma proposta didáticopedagógica pautada no processo do desenvolvimento das dez competências, asseguradas pelos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.

Organizada em dez estações que representam essas competências, o material
tem como foco as práticas pedagógicas com propostas lúdicas alicerçadas em vivências
possíveis no cotidiano da escola. Jogos e brincadeiras são ricamente explorados em todas as vivências.

Personagens RGB

BNCC NA COLEÇÃO PIUÍ

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz a reflexão para a importância e a clareza da intencionalidade educativa nas práticas pedagógicas. Ter intencionalidade educativa não quer dizer que o(a) professor(a) deva intervir durante todo o processo de ensino e aprendizagem, mas proporcionar à criança a oportunidade para construir conhecimento, por meio da exploração do ambiente e da experimentação.

COMO O TRABALHO PARA UM
ENSINO PARA COMPETÊNCIAS FOI
ENFATIZADO NA COLEÇÃO

Na perspectiva de um ensino para competências, as práticas pedagógicas são apresentadas por meio de vivências, ou seja, oportunidades que serão oferecidas às crianças para vivenciarem o que foi construído a partir dos objetivos, com a finalidade de desenvolvimento das competências. As situações cotidianas da sala, jogos e brincadeiras são utilizadas enquanto estratégias de aprendizagem, privilegiando-se sempre as interações.

Os campos de experiências que estão sendo contemplados estão representados por ícones no topo da página do aluno. Veja o exemplo descrito na miniatura.

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento ligados a cada vivência proposta estão descritos no Manual Específico, ao lado da miniatura da página do aluno. Veja como localizá-los.

Elaboramos um material que possa contribuir para a prática pedagógica nessa nova perspectiva do ensino, para desenvolver competências. Esperamos que seja explorado e ampliado em suas possibilidades, para que alcance a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças.

KIT DE BRINCAR

JOGOS, DESTAQUES E ADESIVOS que constam no livro da criança de 4 e de 5 anos, possibilitando que o(a) professor(a) se prepare para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, além de utilizá-los para fazer a demonstração das regras para as crianças.

O material compõe o kit para crianças de 4 e de 5 anos.

texto
texto
texto texto texto

Embalagem rígida para acondicionamento dos materiais.

Organizado em dez estações, que representam as competências gerais propostas pela BNCC.

Livro interativo, no estilo portfólio, em que a criança cria registros positivos da sua aprendizagem.

Agenda com informações, dicas e atividades para o pessoal de casa desenvolver com as crianças. Ao final de cada
trilha, haverá uma parada para o mapeamento das conquistas das crianças, pautado nos marcos de desenvolvimento infantil.

Para inserir as atividades de cada trilha e que serão enviados para o pessoal de casa acompanhar o percurso da viagem das crianças.

Material composto pelos jogos e anexos do livro da criança de 4 e 5 anos.

Embalagem rígida para acondicionamento dos materiais.

Obra de apoio ao trabalho de observação do(a) professor(a) para uma estimulação adequada ao desenvolvimento da criança, apresentando uma sugestão de instrumento para o acompanhamento dos progressos de cada aluno(a), tendo como parâmetro os marcos do desenvolvimento infantil.

Material composto pelos jogos que constam no livro da criança, possibilitando que o(a) professor(a) se prepare para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, além de utilizá-los para fazer a demonstração das regras para as crianças.

– considerações gerais acerca da Educação Infantil e da BNCC;
– trajetória da educação cognitiva para o ensino pautado no desenvolvimento de competências;
– miniaturas das propostas do livro da criança, com orientações específicas para as vivências, bem como descrição das suas
intenções educativas;
– miniaturas com orientações para o uso do livro interativo “Minha Trilha”;
– objetivos de aprendizagem e desenvolvimento contemplados em cada vivência;
– trilha formativa com indicações de livros, vídeos e lives formativas para o desenvolvimento profissional do professor.

autoras

DJENANE ALVES COSTA PIO

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Graduada em Pedagogia com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC Minas. Atuou como professora e supervisora pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental público e privado.

 Desempenhou a função de Coordenadora Pedagógica em instituição do Terceiro Setor no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Foi Coordenadora Pedagógica e Secretária Adjunta Municipal de Educação no município de Mário Campos/MG. É autora das Coleções “Viagem pelo Saber” Maternal, Nível 1 (4 anos) e Nível 2 (5 anos). Atua como Especialista da Educação Básica na rede estadual de Minas Gerais e na consultoria na gestão de projetos socioeducacionais. Autora da Coleção “Vila Mundo”, destinada à Educação Infantil, da Rona Editora, aprovada no PNLD 2022.

GISLENE SILVA DUTRA

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004), com especialização em Educação Inclusiva (2010), Inspeção Escolar (2012) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020).

Foi Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental e EJA na Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho (2013-2016). Atua como Especialista em Educação na Rede Municipal de Brumadinho/MG, como Psicopedagoga Clínica e Professora do Ensino Superior na Faculdade Asa de Brumadinho e no IPEMIG (BH). Autora da coleção “Eu no Mundo” destinada ao Ensino Fundamental. Autora da Coleção “Vila Mundo”, destinada à Educação Infantil, da Rona Editora, aprovada no PNLD 2022.

SOBRE A COLEÇÃO

A COLEÇÃO PIUÍ oferece uma experiência integrada que possibilita a construção de conhecimento por meio de vivências que se relacionam com diferentes campos de experiências e seus objetivos de aprendizagem.

Voltada para crianças de 2 a 5 anos, tem uma proposta didáticopedagógica pautada no processo do desenvolvimento das dez competências, asseguradas pelos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.

Organizada em dez estações que representam essas competências, o material tem como foco as práticas pedagógicas com propostas lúdicas alicerçadas em vivências possíveis no cotidiano da escola. Jogos e brincadeiras são ricamente explorados em todas as vivências.

Personagens RGB

BNCC NA COLEÇÃO PIUÍ

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz a reflexão para a importância e a clareza da intencionalidade educativa nas práticas pedagógicas. Ter intencionalidade educativa não quer dizer que o(a) professor(a) deva intervir durante todo o processo de ensino e aprendizagem, mas proporcionar à criança a oportunidade para construir conhecimento, por meio da exploração do ambiente e da experimentação.

COMO O TRABALHO PARA UM
ENSINO PARA COMPETÊNCIAS FOI
ENFATIZADO NA COLEÇÃO

Na perspectiva de um ensino para competências, as práticas pedagógicas são apresentadas por meio de vivências, ou seja, oportunidades que serão oferecidas às crianças para vivenciarem o que foi construído a partir dos objetivos, com a finalidade de desenvolvimento das competências. As situações cotidianas da sala, jogos e brincadeiras são utilizadas enquanto estratégias de aprendizagem, privilegiando-se sempre as interações.

Os campos de experiências que estão sendo contemplados estão representados por ícones no topo da página do aluno. Veja o exemplo descrito na miniatura.

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento ligados a cada vivência proposta estão descritos no Manual Específico, ao lado da miniatura da página do aluno. Veja como localizá-los.

Elaboramos um material que possa contribuir para a prática pedagógica nessa nova perspectiva do ensino, para desenvolver competências. Esperamos que seja explorado e ampliado em suas possibilidades, para que alcance a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças.

material da criança

Embalagem rígida para acondicionamento dos materiais.

Organizado em dez estações, que representam as competências gerais propostas pela BNCC.

Livro interativo, no estilo portfólio, em que a criança cria registros positivos da sua aprendizagem.

Agenda com informações, dicas e atividades para o pessoal de casa desenvolver com as crianças. Ao final de cada trilha, haverá uma parada para o mapeamento das conquistas das crianças, pautado nos marcos de desenvolvimento infantil.

Para inserir as atividades de cada trilha e que serão enviados para o pessoal de casa acompanhar o percurso da viagem das crianças.

Material composto pelos jogos e anexos do livro da criança de 4 e 5 anos.

material do professor

Embalagem rígida para acondicionamento dos materiais.

Obra de apoio ao trabalho de observação do(a) professor(a) para uma estimulação adequada ao desenvolvimento da criança, apresentando uma sugestão de instrumento para o acompanhamento dos progressos de cada aluno(a), tendo como parâmetro os marcos do desenvolvimento infantil.

Material composto pelos jogos que constam no livro da criança, possibilitando que o(a) professor(a) se prepare para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, além de utilizá-los para fazer a demonstração das regras para as crianças.

– considerações gerais acerca da Educação Infantil e da BNCC;
– trajetória da educação cognitiva para o ensino pautado no desenvolvimento de competências;
– miniaturas das propostas do livro da criança, com orientações específicas para as vivências, bem como descrição das suas intenções educativas;
– miniaturas com orientações para o uso do livro interativo “Minha Trilha”;
– objetivos de aprendizagem e desenvolvimento contemplados em cada vivência;
– trilha formativa com indicações de livros, vídeos e lives formativas para o desenvolvimento profissional do professor.

autoras

DJENANE ALVES COSTA PIO

Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Graduada em Pedagogia com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais pela PUC Minas. Atuou como professora e supervisora pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental público e privado.

 Desempenhou a função de Coordenadora Pedagógica em instituição do Terceiro Setor no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Foi Coordenadora Pedagógica e Secretária Adjunta Municipal de Educação no município de Mário Campos/MG. É autora das Coleções “Viagem pelo Saber” Maternal, Nível 1 (4 anos) e Nível 2 (5 anos). Atua como Especialista da Educação Básica na rede estadual de Minas Gerais e na consultoria na gestão de projetos socioeducacionais. Autora da Coleção “Vila Mundo”, destinada à Educação Infantil, da Rona Editora, aprovada no PNLD 2022.

GISLENE SILVA DUTRA

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004), com especialização em Educação Inclusiva (2010), Inspeção Escolar (2012) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020).

Foi Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental e EJA na Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho (2013-2016). Atua como Especialista em Educação na Rede Municipal de Brumadinho/MG, como Psicopedagoga Clínica e Professora do Ensino Superior na Faculdade Asa de Brumadinho e no IPEMIG (BH). Autora da coleção “Eu no Mundo” destinada ao Ensino Fundamental. Autora da Coleção “Vila Mundo”, destinada à Educação Infantil, da Rona Editora, aprovada no PNLD 2022.

Entre em contato