Entendendo um pouco sobre as combinações
O que vem à sua mente quando você se depara com a sigla CMYK? E com as expressões numéricas 4×0 / 4×1 / 4×4 / 1×0 ? Não, a sigla não é o nome de um clube de futebol russo e as expressões não são placares de jogos de campeonato.
CMYK corresponde a uma matriz de quatro cores – Ciano, Magenta, Yellow (amarelo) e Black(preto) – utilizada para gerar uma infinidade de combinações de tons na impressão gráfica.
Outra referência para composição de cores é a escala Pantone (veja o Box logo a seguir).
Já os conjuntos de números informam como serão aplicadas as cores em um trabalho impresso. Por exemplo:
- 4×1 quer dizer que o trabalho será impresso em cores de um lado e em preto no verso;
- A aplicação 1×0 significa que haverá apenas a impressão em preto e em somente um lado do papel;
- Quando quiser imprimir seu material em cores dos dois lados (frente e verso), você vai solicitar uma impressão 4×4.
Aprenda mais: o sistema Pantone
A escala de cores Pantone é composta por um sistema numérico, que possibilita a aplicação de cores com maior precisão e padronização. Com a Pantone, é possível obter melhores resultados ao se utilizar cores e efeitos diferenciados, como tons metálicos e fluorescentes.
Como vimos no texto, o sistema CMYK produz cores a partir da mistura de quatro pigmentos. Já as cores Pantone são pigmentos únicos, que garantem maior fidelidade nas impressões gráficas. Ou seja, a escala Pantone não faz mistura de cores – ela trabalha com as cores “prontas”.
Dessa forma, peça ao profissional da gráfica para ajudá-lo a definir as cores, se a escala CMYK lhe atende, ou se é necessário utilizar o sistema Pantone para garantir, por exemplo, o padrão de cores predeterminado no manual de identidade visual de uma marca.
Dessa forma, peça ao profissional da gráfica para ajudá-lo a definir as cores, se a escala CMYK lhe atende, ou se é necessário utilizar o sistema Pantone para garantir, por exemplo, o padrão de cores predeterminado no manual de identidade visual de uma marca.
Saiba mais sobre o Pantone:
A importância da escolha da cor e da gráfica
Quem determina se o trabalho será colorido ou não?
Essa escolha pode ser feita por você, o autor do trabalho, quando procura a gráfica para imprimi-lo. Porém, em trabalhos destinados à veiculação de imagens corporativas e profissionais, ou, ainda, naqueles em que o texto é acompanhado de ilustrações e fotos, é sempre aconselhável ter a assessoria de um designer.
No entanto, mesmo que você conte com um designer para definir a aplicação de cores no seu trabalho, é imprescindível escolher a gráfica certa para ter a garantia de que as cores escolhidas serão fielmente utilizadas na impressão final.
Para isso, certifique-se de que a gráfica tenha a tecnologia adequada à sua demanda, além de um profissional que faça o gerenciamento técnico. Ou seja, que auxilie você na escolha das cores, do tipo de papel, na avaliação de provas (pré-impressão), dentre outros fatores importantíssimos para garantir a qualidade final do seu trabalho.
A Rona Editora tem um avançado e tecnológico setor de pré-impressão e profissionais qualificados para orientá-lo quanto às cores aplicadas em seu trabalho. Entre em contato conosco!
Inscreva-se e confira mais artigos como este.
Clicando aqui, você pode entrar em contato com nossos consultores e ficar ainda mais inteirado(a) de detalhes que, certamente, farão toda diferença no resultado do seu projeto.