O dia 7 de fevereiro está marcado no calendário como o Dia Nacional do Profissional Gráfico. A data foi escolhida por lembrar uma mobilização realizada pela categoria em São Paulo no ano de 1923.
Além do trabalho operacional na impressão de documentos, revistas, livros e outras peças, o profissional gráfico é responsável por outras funções que surgiram com o avanço tecnológico, atuando também no meio digital em parceria com o designer gráfico.
O profissional responde pelas três etapas do processo gráfico:
- pré-impressão – conjunto de procedimentos técnicos que preparam o material recebido (fechamento do arquivo) para encaminhá-lo para a impressão. Aqui, ainda é possível corrigir eventuais erros do trabalho enviado pelo designer/editor
- impressão – é a “entrada” do arquivo na máquina para sua reprodução em papel ou outros materiais
- acabamento – aplicação de recursos (cortes especiais, verniz e relevo, por exemplo) no material impresso para sua apresentação final e entrega ao cliente
Aprenda mais: quem foi Guttenberg, o primeiro gráfico da história?
Chamado de “pai da imprensa”, o alemão Johannes Guttenberg viveu de 1400 a 1468 e é responsável pela primeira Bíblia impressa. Por volta de 1439, ele desenvolveu um sistema mecânico de tipos móveis – feitos com metal e moldes manuais.
Esse sistema é considerado um dos inventos mais revolucionários da história humana, pois permitiu a disseminação de informação e conhecimento de forma viável para gráficas e leitores.
Ainda são creditadas a Gutenberg a utilização de tinta à base de óleo e a prensa de madeira.
Exemplar da Bíblia de Gutenberg na Biblioteca do Congresso norte-americano
A Rona Editora parabeniza todos os profissionais gráficos pela sua data, em especial os que formam a nossa equipe. Para a Rona, os gráficos são os responsáveis por colocar os sonhos e as ideias dos clientes no papel.
Entre em contato hoje ainda e venha conhecer o nosso trabalho!