VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR,
MAS TALVEZ NÃO SAIBA BEM O QUE É

Consegue imaginar do que vamos falar aqui hoje? Pois é, vamos falar de copywriting

Títulos como o que usamos acima são um dos recursos do copywriting para despertar a curiosidade do leitor e fazer com que ele siga na leitura do conteúdo. 

Mas, ainda assim, o que é copywriting?

Copywriting, ou simplesmente copy, é o uso de linguagem persuasiva para estimular as pessoas a tomarem uma atitude, que pode ser:

– Compra de um produto

– Contratação de um serviço

– Inscrição em um curso 

– Doação para uma causa social

E muitas outras…

O primeiro copywriter conhecido, o nova-iorquino John Emory Powers, dizia que “A primeira coisa a ser feita para ter sucesso na publicidade é conseguir a atenção do leitor”. 

E é este o princípio básico do copywriting: atrair e reter a atenção do público com quem você quer falar. Depois de conquistar a atenção, conduza o público até ele adquirir o que você tem para oferecer: um produto, um serviço, um curso, uma causa social…

AIDA. Quem é essa?

A.I.D.A é a sigla para os quatro fundamentos que o copywriting deve seguir: 

– Atenção
– Interesse

– Desejo

– Ação

Essa sequência pode ser representada também pela imagem de um funil, chamado no mercado de copy de funil de vendas

O que é funil de vendas e Técnica AIDA? - Trabalhar.online

Na etapa da ATENÇÃO, o público está tendo o primeiro contato com o que você está oferecendo. Nesse ponto, o seu papel é ajudá-lo a identificar as necessidades ou os desejos que ele talvez nem saiba que tem, e que você é capaz de atender. 

Conseguiu reter a atenção? Ótimo! Agora vem a fase do INTERESSE. Aqui, você tem que mostrar seu diferencial em relação ao mercado. Por que o público deve comprar de você e não do seu concorrente? Apresente seus pontos fortes e garanta que você tem aquilo que o seu público procura.

Vamos descer para mais uma fase do funil: o DESEJO. É essencial entender que o seu “quase cliente” pode ter pesquisado outros lugares que oferecem o mesmo produto ou serviço. Então, você vai se aprofundar nos seus diferenciais e reforçar a vontade que ele já manifestou de aceitar sua proposta.

A etapa da AÇÃO é a linha de chegada. O seu público veio descendo no funil e chegou aqui já disposto a conferir valores e outros detalhes do que você está oferecendo. É o momento de fechar negócio.

Dica de ouro 1: não se esqueça de “alimentar” esse cliente para torná-lo fiel a você.

Gatilhos mentais – para onde eles atiram

Já é possível entender que o copywriting está estreitamente ligado à ciência do comportamento humano, certo?! Ou seja, copy é uma redação com poder de persuadir pessoas e levá-las a tomar uma decisão.

Por isso, para construir textos com poder de persuasão, o copywriter utiliza gatilhos mentais, que são recursos para despertar diferentes emoções no público, dependendo da estratégia da campanha. Há vários gatilhos possíveis, mas vamos listar aqui os mais comuns:

Autoridade – recorra a personalidades que têm credibilidade junto ao público:  um digital influencer, um artista que esteja fazendo sucesso, uma liderança do segmento no qual seu copy se aplica, entre outras pessoas.  

Afeição – use para campanhas com viés social e humanitário ou para identificação de uma marca com uma reivindicação da sociedade. Por exemplo: se sua empresa investe na formação de menores carentes, trabalhe isso no seu copy. 

Aprovação Social – apresente depoimentos, comentários e números que mostrem que outras pessoas adquiriram o que você está oferecendo e estão satisfeitas. A prova social funciona muito bem, pois há uma tendência forte nas pessoas de optarem por algo que já foi testado no mercado.

Compromisso e coerência – comprove para seu público que sua proposta é verdadeira desde o início.

Escassez – dê caráter de urgência à sua mensagem, informando que um produto está nas últimas unidades; que o prazo para inscrição em uma palestra está se esgotando… (utilize esse gatilho somente em situações verdadeiras)

Reciprocidade ofereça um benefício em troca de informações do público para contato posterior. 

Dica de ouro 2: nunca minta ou seja desonesto em um copy. Você pode perder seu público para sempre e ainda queimar sua reputação. Copywriting não é sobre iludir pessoas, mas sim torná-las clientes. Clientes fiéis e satisfeitos.

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