E viva o direito de autor também! Em 23 de abril, são comemorados, ao mesmo tempo, o Dia Mundial do Livro e o Dia do Direito de Autor.
A data foi escolhida pela Unesco em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995, para homenagear os escritores Inca Garcilaso de la Vega, peruano, Miguel de Cervantes, espanhol, e o britânico William Shakespeare.
Mas por que se escolheu homenagear somente esses três? Porque eles têm em comum a mesma data de falecimento − 23 de abril de 1616.
Quantos livros você lê por ano?
A leitura no Brasil está longe de ser uma prática diária. O Instituto Pró-Livro, em pesquisa recente, mostrou que o brasileiro lê, em média, 4,96 livros por ano. Ainda assim, apenas metade desses livros foram lidos do início ao fim.
Um dos fatores apontados é de que a leitura não é considerada uma atividade de lazer no país. São muitas as pessoas que nem se lembram de incluir o livro como opção em momentos de distração, preferindo assistir TV, ouvir música, navegar no smartphone ou recorrer a outras formas de entretenimento.
E, quando falamos de livro nesta “era da tecnologia”, estamos falando também do livro digital e de suas plataformas.
A dica, para quem quer adquirir o hábito de leitura, é começar por obras “mais leves”, como crônicas, pequenos contos e os chamados livros de “autoajuda”. Biografias de grandes figuras da história e da sociedade podem ser interessantes por despertarem a curiosidade sobre a vida daquelas pessoas.
Você pode também associar a leitura aos seus programas de lazer, como levar um livro para uma cafeteria, para um parque… Outra dica preciosa é: quando for viajar, coloque um livro na bagagem. Em algum momento, ele vai chamar sua atenção e você vai abri-lo.
Aprenda mais – conheça alguns grandes clássicos da literatura e seus autores
Dom Quixote – Miguel de Cervantes
O mercador de Veneza – William Shakespeare
A Hora da Estrela – Clarice Lispector
1984 − George Orwell
Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
A Metamorfose – Franz Kafka
O Evangelho Segundo Jesus Cristo – José Saramago
Grande Sertão: Veredas – J. Guimarães Rosa
Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez
O Velho e o Mar – Ernest Hemingway
A Rona Editora incentiva a leitura e mais: se você, além de leitor, é escritor e quer imprimir seu trabalho literário, a Rona tem a melhor tecnologia para isso. Venha imprimir na Rona Editora!