Desde os primórdios da escrita, o ser humano vem empregando recursos linguísticos e gráficos para mostrar ao receptor de uma mensagem a medida da emoção daquilo que escreveu. O uso e o conjunto desses recursos criam o tom de voz do texto escrito.
Em um livro, um artigo, um blog ou uma reportagem, por exemplo, há várias formas de utilizar o tom de voz para despertar a atenção do leitor e fazê-lo continuar seguir na leitura.
Mas, como acertar o tom de voz ao escrever?
Acertando o tom de voz em textos escritos
Em títulos, chamadas e conteúdos, há vários recursos para adequar o tom de voz e deixá-lo coerente com a mensagem a ser transmitida. Alguns exemplos são:
– Uso de fontes em caixa alta ou baixa (a caixa alta pressupõe urgência, enquanto a caixa baixa indica conteúdo mais leve);
– Pontuação: exclamação dá um tom de alerta ou imperativo; interrogação instiga a curiosidade do leitor; reticências levantam algum suspense;
– Itálico: indica celeridade de informação;
– Negrito: destaca palavras-chave importantes;
– Verbos: no modo imperativo, dá para “ouvir a ordem” emitida pelo autor. Já o modo indicativo é mais adequado para falar de temas mais profundos;
– Imagens e recursos visuais: completam o tom de voz do texto. Por isso, é importante contar com um designer profissional na hora de publicar ou postar seu conteúdo, pois ele vai saber encaixar a imagem correta na “voz” do seu texto.
Conte com a Rona Editora para imprimir o seu material e dar vida ao tom de voz do seu conteúdo!