TEXTO E IMAGEM,
ESCOLHA O SEU FOCO!

Uma imagem vale mais do que mil palavras? Depende. 

Embora estejamos vivendo na “era do visual”, ao produzir uma peça gráfica destinada para a divulgação de marcas, eventos, produtos etc, é preciso observar a relação entre texto e imagem. Os dois elementos são fundamentais para formar a unidade da comunicação. 

Porém, é possível expressar a informação fazendo prevalecer um ou outro – “mais” texto ou “mais” imagem. 

Qual deve ser o foco?

RECEITA BOLO CHOCOLATE NEOPARTY | Macetes de Mãe

 

Nos dois exemplos acima, você pode ver como é possível levar a mesma informação ao leitor, porém com a opção de focar a imagem ou o texto. Na imagem da esquerda, a opção foi por mostrar a evolução de uma receita desde os ingredientes até o produto final. Na outra imagem, o foco foi o texto, ou seja, a lista detalhada de ingredientes e o modo de preparo.

Aí você se pergunta: “Qual recurso devo utilizar?” A resposta: utilize aquele que sua estratégia considerar como o mais eficiente para alcançar seu público. Se sua estratégia pedir um material mais informativo, com detalhes técnicos, priorize o texto. Se sua informação puder ser captada visualmente, com o texto servindo como apoio e legenda, vá para o lado das imagens. 

Mas lembre-se: focar um ou outro recurso não quer dizer dar exclusividade, mas equilibrar a comunicação levando ao entendimento completo da mensagem de acordo com o resultado que você quer obter do público. 

Afinal, a imagem sozinha pode até despertar interesse, mas “sentirá falta” de algum elemento escrito para complementar seu significado. E uma peça de divulgação com texto sem imagem − ainda mais em uma época de predomínio da comunicação visual − será pouco apelativa e dificilmente vai gerar retorno e engajamento. 

Aprenda mais – definição de texto e imagem

Ao consultar o Dicionário Essencial da Comunicação (Rabaça & Barbosa, 2014), você vai encontrar as seguintes definições:


Texto: palavras de um documento escrito citadas para demonstrar ou esclarecer alguma coisa; parte compacta de um trabalho impresso; texto avulso de anúncio, com poucas palavras (…)

Imagem: representação visual, artística ou mental de um objeto; representação de um objeto por meios gráficos, plásticos ou fotográficos

A Rona Editora tem uma equipe para ajudar você nesse equilíbrio entre texto e imagem na produção das suas peças de comunicação. Entre em contato e traga seu trabalho!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho