Uma imagem vale mais do que mil palavras? Depende.
Embora estejamos vivendo na “era do visual”, ao produzir uma peça gráfica destinada para a divulgação de marcas, eventos, produtos etc, é preciso observar a relação entre texto e imagem. Os dois elementos são fundamentais para formar a unidade da comunicação.
Porém, é possível expressar a informação fazendo prevalecer um ou outro – “mais” texto ou “mais” imagem.
Qual deve ser o foco?
Nos dois exemplos acima, você pode ver como é possível levar a mesma informação ao leitor, porém com a opção de focar a imagem ou o texto. Na imagem da esquerda, a opção foi por mostrar a evolução de uma receita desde os ingredientes até o produto final. Na outra imagem, o foco foi o texto, ou seja, a lista detalhada de ingredientes e o modo de preparo.
Aí você se pergunta: “Qual recurso devo utilizar?” A resposta: utilize aquele que sua estratégia considerar como o mais eficiente para alcançar seu público. Se sua estratégia pedir um material mais informativo, com detalhes técnicos, priorize o texto. Se sua informação puder ser captada visualmente, com o texto servindo como apoio e legenda, vá para o lado das imagens.
Mas lembre-se: focar um ou outro recurso não quer dizer dar exclusividade, mas equilibrar a comunicação levando ao entendimento completo da mensagem de acordo com o resultado que você quer obter do público.
Afinal, a imagem sozinha pode até despertar interesse, mas “sentirá falta” de algum elemento escrito para complementar seu significado. E uma peça de divulgação com texto sem imagem − ainda mais em uma época de predomínio da comunicação visual − será pouco apelativa e dificilmente vai gerar retorno e engajamento.
Aprenda mais – definição de texto e imagem
Ao consultar o Dicionário Essencial da Comunicação (Rabaça & Barbosa, 2014), você vai encontrar as seguintes definições:
– Texto: palavras de um documento escrito citadas para demonstrar ou esclarecer alguma coisa; parte compacta de um trabalho impresso; texto avulso de anúncio, com poucas palavras (…)
– Imagem: representação visual, artística ou mental de um objeto; representação de um objeto por meios gráficos, plásticos ou fotográficos
A Rona Editora tem uma equipe para ajudar você nesse equilíbrio entre texto e imagem na produção das suas peças de comunicação. Entre em contato e traga seu trabalho!