Correção ortográfica, regras gramaticais, concordância precisa. Esses são elementos fundamentais para estruturar seu texto, certo?! Porém, um texto − seja ele literário, jornalístico ou um post para redes sociais − não vive apenas de estrutura. É preciso que seja entendido, interpretado e que desperte a atenção do leitor do início ao fim.
Para isso, você vai ter que observar três conceitos indispensáveis na hora de redigir:
palavras de transição, coesão e coerência.
O que são esses conceitos? Onde eles entram no texto?
Vamos explicar um a um:
. Transição – as palavras e expressões de transição têm a finalidade de conectar ideias, períodos e trechos dentro do texto, levando o leitor a prosseguir na leitura sem perder o entendimento do que leu anteriormente.
Conheça algumas palavras de transição: Portanto / Assim / Logo / Dessa forma / Afinal / Mas / Enquanto / Embora / Ou melhor / Ou seja…
Por sua vez (olha a transição aí!), as palavras de transição contribuem para formar o segundo conceito de que falamos aqui, a coesão.
. Coesão – (do latim cohaesus / cohaerēre = ligado; unido) − em um texto, a coesão é o recurso que vai ligar as partes para formar um todo. Isso quer dizer que a interpretação de um elemento depende da interpretação de outro. Vamos a um exemplo?
- Criei uma arte para divulgar a loja do meu cliente. Ele ainda não a aprovou.
Os elementos com realce azul dizem respeito ao mesmo objeto (arte). Essa relação de significados, a substituição de uma palavra por um recurso gramatical de equivalência, faz com que o leitor, automaticamente, entenda que o a quer dizer arte.
Isso é coesão? Ainda não completamente. Para termos o efeito real de coesão, é preciso ligar as duas frases “com mais força”, ou seja, usar uma palavra de transição. Vamos ver novamente:
- Criei uma arte para divulgar a loja do meu cliente. Porém, ele ainda não a aprovou.
Viu como a palavra de transição dá um sentido mais claro ao texto?
Agora, vamos entender o terceiro conceito do tema deste artigo.
. Coerência – a melhor forma deexplicar a coerência é usando um exemplo.
- Criei uma arte para divulgar a loja do meu cliente. Dessa forma, preferimos não viajar.
Percebe? As duas frases não se completam, cada uma está se referindo a um tema que nada tem a ver com o outro. Assim, nem a palavra de transição (realce roxo) ajudou. Portanto, mesmo que você utilize os elementos corretos de estrutura no seu texto, é preciso que, quando ligar as partes (tornar o texto coeso), ele tenha sentido/coerência para o leitor.
Aprenda mais – o que diz a ciência?
Para finalizar, vamos citar um importante teórico da linguagem, Luiz Antônio Marcuschi:
“…o texto deve ser visto como uma sequência de atos de linguagem (escritos ou falados)
e não uma sequência de frases de algum modo coesas. Com isto, entram, na análise
geral do texto, tanto as condições gerais dos indivíduos como os contextos institucionais
de produção e recepção, uma vez que estes são responsáveis pelos processos de
formação de sentidos (…)”.
Finalizou o texto da sua publicação com coerência, coesão e usando as palavras de transição corretas? Então, traga para imprimir na Rona Editora!