Além dos conteúdos sobre o universo da indústria gráfica e da produção editorial, trazemos com frequência, aqui no blog, mensagens de conscientização sobre causas sensíveis à sociedade.
Desta vez, vamos falar sobre um dos temas mais delicados: a prevenção ao suicídio.
Atualmente, são registrados mais de 700 mil casos em todo o mundo, mas esse número pode ser ainda maior se forem consideradas as subnotificações. No Brasil são relatados mais de 14 mil episódios anuais, com crescimento significativo entre os jovens.
São dados preocupantes e, quase sempre, relacionados a doenças mentais, principalmente aquelas não diagnosticadas ou não tratadas a tempo. Veja abaixo algumas estatísticas do Ministério da Saúde.
Considerado um problema de saúde pública, o suicídio gera um drama também para as pessoas que foram deixadas. São amigos e parentes acometidos pela perda e, muitas vezes, julgados por aqueles que não eram tão próximos da vítima.
Para alertar e conscientizar a sociedade sobre o drama do suicídio, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) lançaram, em 2014, a campanha Setembro Amarelo, que teve o apoio também do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Por que amarelo?
Em 1994, o americano Mike Emme, filho do casal Dale Emme e Darlene Emme, suicidou-se com apenas 17 anos. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e pelo conhecimento sobre mecânica. Sozinho, o garoto conseguiu restaurar um Mustang 68 e pintou o carro todo de amarelo. Porém, aqueles que conviviam com Mike não viram seus sinais de angústia.
No dia do seu funeral, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para os que estavam presentes. Os cartões e as fitas foram feitos por amigos de Mike e tinham uma mensagem: “Se você precisar, peça ajuda!”.
Em pouco tempo, os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e começaram surgir mais e mais cartões com pedidos de ajuda.
Por causa da grande repercussão do caso, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e o amarelo do Mustang de Mike Emme foi a cor escolhida para representar a campanha.
A Rona Editora apoia o Setembro Amarelo e está engajada nesta campanha pela valorização da vida.