SE NÃO ESTÁ REVISADO, NÃO ESTÁ PRONTO!

“Escreveu, não leu, o pau comeu”. Esse antigo e popular provérbio pode servir bem para ilustrar a importância de uma das etapas mais importantes da publicação de conteúdo: a revisão

A revisão pode ser definida como a correção e a adequação de um conteúdo à plataforma em que será veiculado. Seja um livro, uma revista, um jornal, um trabalho acadêmico, um blog ou um material publicitário, todos devem ser submetidos ao trabalho “artesanal” da revisão. 

E a revisão deve analisar desde os primeiros textos – chamados originais − até o produto acabado. Afinal, é possível que numa bela e persuasiva peça publicitária passe algum erro de ortografia, de semântica ou até de estética (uma fonte mal escolhida pode comprometer a compreensão da mensagem, por exemplo). 

E quem é o responsável pela revisão? Esse trabalho precisa ser feito por um profissional com domínio de gramática e de produção de texto – aí se incluem a coesão e a coerência –, além de conhecimento do meio em que o texto será inserido. Quase sempre, o revisor tem formação acadêmica em Letras. Mas outros profissionais podem aprender e exercer essa atividade. 

De acordo com a mentora de revisão Carolina Machado, “o revisor profissional deve encontrar e corrigir erros nos mais diversos níveis de leitura para que o leitor comum não tenha sua atenção desviada por problemas de grafia, falta de lógica, palavras faltando, repetição de ideias, inadequações de tradução, entre outros”.

Quem precisa de revisão?

O trabalho de revisão é fundamental em todas as áreas em que se produz textos para publicação. E quais são essas áreas? 

  • Editorial – revisão de jornais e revistas, tanto impressos como digitais 
  • Literária – revisão de livros, incluindo sua versão digital (e-books)
  • Publicitária – revisão de material gráfico e digital (cartazes, folders, placas, sites, blogs…)
  • Acadêmica – revisão de teses, dissertações e monografias

Aprenda mais – a “linguagem” da revisão

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) adota uma convenção de sinais que permite aos revisores registrarem as correções e as adaptações que devem ser feitas no trabalho. Veja abaixo alguns dos sinais utilizados na revisão:

Já está com seu trabalho revisado? Então, traga-o para a Rona Editora e garanta também a qualidade na impressão!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho