O fim do ano está chegando e, com ele, vêm as tradições e os rituais de despedida do ano que passou e de saudação ao novo tempo. Vem também o Natal, a mais simbólica e festejada data do Cristianismo. O hábito de presentear amigos, colegas e familiares nessa época está tão enraizado na nossa cultura que pode-se dizer − sem interferir no caráter religioso – que é o período mais aguardado pelo comércio.
E não é só a troca de presentes que incrementa o comércio no mês de dezembro. A venda de bens de consumo e alimentos também acompanha essa alta.
Por isso, no prazo de um mês ou dois antes do Natal, os fabricantes passam a se preocupar com as embalagens para os produtos que vão entregar. Afinal, o excedente no comércio varejista demanda, automaticamente, um aumento na produção da indústria.
E mais: em tempos de aumento exponencial do comércio eletrônico, há uma exigência também crescente sobre a resistência e a durabilidade das embalagens. Imagine que você tenha que enviar uma carga de mercadorias para centenas de cidades pelo Brasil afora!
Como a Rona pode ajudá-lo a escolher a embalagem ideal?
A Rona Editora está no mercado desde 1976 e, dentre os seus vários serviços de excelência, está a fabricação de embalagens personalizadas.
Veja abaixo alguns tipos de embalagem produzidos pela Rona:
- Caixas
- Envelopes
- Cartuchos
- Displays
A Rona fabrica até embalagem para alimentos. Você sabia?
Aprenda mais: A história do design de embalagens
A preocupação em armazenar produtos para preservar suas qualidades e sua integridade é quase tão antiga quanto a própria história humana. O uso de vidros coloridos para transportar água no Egito Antigo, por exemplo, pode ser considerado o marco inicial simbólico desse processo.
Vários materiais foram testados de lá para cá, e um dos maiores desafios era criar uma embalagem que ajudasse a conservar os alimentos. No século 19, chegou-se à conclusão de que era possível preservar a comida por mais tempo depois de fervê-la e guardar em potes de vidro. Ainda na mesma época, foi criada a nossa conhecida lata metálica. Em seguida, foi a vez das caixas de papelão e do saco de papel, que foi criado na Inglaterra em 1844.
Com o passar do tempo, buscou-se também usar as embalagens para informar o consumidor, atrair a atenção e ajudar a vender o produto contido nelas. Daí nasceu o conceito por trás do design de embalagens − elas passaram a ter formatos exclusivos e a trazer inscrições, ilustrações e rótulos. Dois casos icônicos foram a garrafa de Coca-Cola e os pacotes do biscoito Nabisco. O design de embalagens ganhou tanta importância desde então que passou a ser protegido por patente.
Clique na imagem abaixo e veja o antes e o depois de algumas embalagens famosas:
Já está preparando sua produção para os pedidos de fim de ano? Então, consulte hoje mesmo a Rona para definir as embalagens que você vai precisar.