Em qualquer empreendimento, seja uma grande empresa, uma rede de varejo ou um pequeno comércio de bairro, é preciso investir em ferramentas de atração do público e de gestão de preços e produtos, com o objetivo de realizar vendas e obter posicionamento de mercado e resultados financeiros. O conjunto dessas ferramentas compõe o que chamamos de marketing.
Mas, além dos seus aspectos estratégicos e analíticos, o marketing precisa conquistar o consumidor com outros atributos. Então, hoje falaremos sobre a emoção!
A emoção aplicada ao marketing tem a finalidade de envolver o consumidor em uma relação com a marca, e a partir dessa relação, garantir o sonho de qualquer empreendimento: a fidelização.
O caminho até o coração do consumidor
Para conquistar a fidelidade do consumidor, o marketing precisa envolvê-lo em experiências e sensações que intensifiquem a relação com os produtos e a marca da empresa.
Nesse ponto, o marketing emocional pode ser confundido com o já consagrado marketing de relacionamento. Porém, os dois se diferenciam em um aspecto importante: enquanto o mkt de relacionamento estabelece um canal direto com o cliente e é comprometido de forma explícita com sua satisfação, o marketing emocional é mais sutil e “imperceptível”
Veja alguns elementos que definem o marketing emocional:
- Comunicação humanizada – acolhida, audição (a empresa ouve e compreende o cliente)
- Apelo à autoestima do cliente
- Uso psicológico das cores
- Uso de elementos lúdicos de identificação e familiaridade: paisagens, objetos, pets…
- Reforço de emoções positivas, que gerem boas lembranças
Aprenda mais – gatilhos mentais
O apelo a emoções vem sendo muito utilizado pelos produtores de conteúdo em campanhas publicitárias, sobretudo nas redes digitais, para atrair o público com textos persuasivos e os chamados gatilhos mentais, como: escassez, urgência, aprovação social e afeição.
Veja abaixo nossa dica de leitura para você entender como essas técnicas emocionais funcionam em uma campanha de marketing: