Você conhece sua criança? Para saber, responda às 13 perguntas do questionário a seguir:
- Qual é o desenho animado a que ela mais gosta de assistir?
- Qual é o legume que ela mais gosta de comer?
- Qual a roupa que ela mais gosta de vestir?
- Ela sabe se vestir sozinha?
- O que ela sabe fazer sozinha? Você saberia listar?
- Qual a brincadeira de faz de conta de que ela mais gosta? Você saberia listar?
- Qual a fruta preferida dela?
- Ela já “mentiu” para conseguir algo que deseja?
- Ela sabe falar o nome e o número da rua em que mora?
- Quantos copos de água ela toma ao dia?
- De que ela tem medo?
- O que a deixa irritada?
- O que a faz se sentir feliz?
HORA DE AVALIAR!
Observe e compare o número de respostas que você soube responder com o número de respostas que você não soube responder.
Caso tenha sido capaz de responder à maioria das perguntas, continue se empenhando para manter-se próximo de sua criança.
Se o número de perguntas sobre as quais ficou em dúvida tiver sido superior, procure observar sua criança e conhecer melhor suas características, pontos fortes, limitações e, sobretudo, busque acompanhar bem de perto seu desenvolvimento.
IDADE ADULTA INFANTIL
Você sabia que a idade de 3 anos é considerada a “idade adulta infantil”?
Características das crianças de 3 anos
Essa é uma fase em que a criança:
- já tem maior capacidade de verbalizar seus desejos, sentimentos e pensamentos, portanto, comunica-se melhor;
- geralmente possui bom controle sobre suas necessidades fisiológicas, dispensando progressivamente o uso das fraldas (inclusive à noite);
- apresenta coordenação motora mais equilibrada no que se refere aos movimentos amplos do corpo, o que ajuda a caminhar melhor e a subir e descer escadas com mais segurança;
- no momento do banho, quer cooperar, usando a bucha e passando xampu. Também já quer vestir e tirar sozinha as roupas. Isso tudo demonstra uma busca maior por independência;
- ainda faz birras, mas com menos frequência, pois já começa a controlar e verbalizar melhor suas emoções;
- adora ouvir e contar histórias, inventadas por ela ou não;
- elabora mais suas brincadeiras de faz de conta e escolhe os amigos para brincar;
- muitas vezes, pode estar rodeada de amigos, mas continua brincando sozinha, pois ainda se encontra em uma fase autocentrada.
AUTONOMIA E ACOMPANHAMENTO
Mesmo que as capacidades da criança confiram a ela mais INDEPENDÊNCIA para desempenhar tarefas e participar de atividades, o adulto ainda assim precisa estar bastante presente, acompanhando-a e orientando-a.
É muito importante estar consciente não apenas das características gerais da faixa etária, mas também das particularidades de sua criança, para poder oferecer a ela as melhores condições de desenvolvimento e crescimento.