Quando você tem uma demanda, própria ou de um cliente, bate aquela insegurança na hora de planejar a identidade visual? Você fica em dúvida sobre a fonte ideal, o alinhamento adequado do texto e a melhor distribuição dos elementos gráficos no papel?
Saiba que essas questões são muito comuns e fazem parte da rotina de trabalho até mesmo de designers experientes. Mas, com alguma noção básica, você, ainda que não seja um designer experiente, pode acertar na entrega do resultado final. Vejamos a seguir.
O livro Design Para Quem Não É Designer, da educadora e designer gráfica norte-americana Robin P. Williams, apresenta quatro princípios para orientar a estética de qualquer trabalho.
São eles:
– Contraste: é um elemento importantíssimo para que uma página seja visualmente atraente. Aposte na diferenciação entre cores, tamanhos de fonte, formas e espaços. Você verá a diferença antes mesmo de passar para os próximos princípios.
Antes Depois
– Repetição: esse princípio fortalece a unidade e a identidade do seu trabalho. Ao repetir elementos – cores e formas, dentre outros − na capa e no corpo de uma revista, por exemplo, você estará informando ao seu público que aquele é “um todo” e irá reforçar a proposta de organização visual.
– Alinhamento: Imagine que, ao distribuir os textos e os elementos gráficos de um material, você o fizesse aleatoriamente, apenas seguindo o instinto ou sua estética pessoal. O princípio Alinhamento orienta a inserção de cada item, sempre seguindo sua relação visual com os outros.
– Proximidade: aqui se fala de agrupamento dos itens na composição visual para transmitir a ideia de unidade e facilitar a ordem de leitura.
Então, a partir desses quatro princípios, você poderá planejar melhor seu trabalho e acompanhar a forma como ele será lido pelo seu cliente e/ou pelo público final. Mas, atenção! É importante lembrar que aplicar apenas um ou dois princípios dentre os quatro não irá “salvar” seu trabalho. É preciso que todos sejam observados para você compor um resultado final de excelência.
Aprenda mais: arte x design
A arte e o design são áreas de conhecimento complementares, de inspiração mútua. Porém, há uma nítida diferença entre os dois:
– a arte propõe uma interpretação subjetiva daquilo que apresenta, busca uma ressignificação a partir dos sentidos, sem compromisso comercial ou finalidade concreta.
– o design já trabalha para captar o olhar objetivo em que o interlocutor é levado, racional e emocionalmente, a realizar uma ação, que pode ser consumindo bens e serviços ou engajando-se em uma causa ou ideia. É a finalidade da publicidade, por exemplo.
Mesmo com todas as dicas que demos aqui, você sempre poderá contar com o apoio da Rona Editora para que a identidade visual das suas peças tenha sempre a melhor impressão final.