O QUE A INDÚSTRIA GRÁFICA TEM A VER COM A PANDEMIA?

Consegue imaginar um paralelo entre o trabalho e a função da indústria gráfica e o cenário de pandemia em que estamos vivendo? Pois, pode-se dizer que os dois têm uma relação não apenas possível, mas muito importante. Como?

Em todas as crises sanitárias, como surtos de doenças locais, epidemias, pandemias e outras ocorrências relacionadas à saúde pública, a indústria gráfica cumpriu um papel fundamental na impressão de cartazes, panfletos e outros comunicados para orientar a população. 

Desde o incentivo a cuidados básicos de prevenção até campanhas de vacinação em massa, todos os alertas e informativos utilizam material impresso para chegar aos cantos mais remotos do país e, consequentemente, aos cidadãos moradores daqueles locais.

Além disso, a linguagem e o layout desse material também acompanha a evolução da tecnologia e das formas de comunicação entre as instituições e o público – dos cartazes “lambe-lambe” em preto e branco e mais carregados de texto do início do século 20 até a linguagem “de internet” dos dias de hoje, com pouco texto, uso estratégico de cores e informação visual de leitura rápida.

O fundamental, em campanhas que pretendem conscientizar um grande número de pessoas, é que isso seja feito de forma clara, ágil e precisa. Por isso, mesmo em tempos de predominância dos meios digitais (WhatsApp, blogs, redes sociais…), você continua recebendo folhetos impressos e vendo cartazes em pontos de grande circulação e, claro, nos hospitais e postos de saúde pública. E por trás dessa comunicação efetiva está ela, a indústria gráfica.  

Campanhas de saúde pública em linguagem gráfica 

Aprenda mais: você conhece os “pais” da saúde pública no Brasil?

Adolfo Lutz, Emílio Ribas, Oswaldo Cruz e Vital Brasil são considerados os pioneiros da  epidemiologia e do sanitarismo no Brasil. O trabalho desses quatro cientistas, que atuaram entre os séculos 19 e 20, foi um “divisor de águas” na forma como a saúde pública era compreendida e continua sendo uma referência para as gerações que os sucederam.

A Rona Editora apoia a conscientização da população sobre os cuidados com a saúde e a prevenção contra doenças. Aqui, temos os melhores equipamentos e a mais avançada tecnologia de impressão para produzir panfletos, folders e cartazes em tempo hábil para campanhas de grande alcance.

Entre em contato hoje ainda para conhecer nosso trabalho!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho