Há algum tempo, quando recebíamos um material promocional ou informativo, sempre havia no rodapé ou em destaque mensagens do tipo:
– “Ligue para saber mais”
– “Entre em contato para mais informações”
– “Retorne para o número/e-mail abaixo e receba nossas ofertas”
E abaixo dessas mensagens vinha um número de telefone ou um endereço eletrônico.
Porém, de alguns anos para cá, a tecnologia da informação trouxe mais uma novidade para nossas vidas: o QR Code.
O QR Code, ou Quick Response Code (traduzido do inglês: código de resposta rápida), permite que você acesse o famoso “MAIS INFORMAÇÕES” por meio do seu próprio celular a partir da leitura de um código com a câmera.
E é disso que queremos falar. Esse novo processo realmente trouxe facilidade para a sua vida? Ou parece um contrassenso ter que conciliar impresso + celular/ Smartphone, segurando cada um com uma mão?
Já que você vai ter que apontar o celular para o impresso, não daria no mesmo usar o aparelho para acessar um site, uma página de redes sociais ou uma lista de transmissão do WhatsApp?
O início de tudo
Com o formato de um código de barras bidimensional, o QR Code foi criado no Japão, em 1994, por uma indústria de componentes automotivos, com o objetivo inicial de controlar estoques e gerenciar inventários, já que o QR Code tem uma grande aplicabilidade de armazenamento de informações.
Mas, se essa capacidade de guardar dados for usada em excesso, a usabilidade pode ser prejudicada, afetando o tempo de carregamento. Assim, o que era para ser uma facilidade tecnológica, acaba se tornando um transtorno para o usuário.
E o impresso, como fica?
Sempre que surge um novo recurso digital, a questão acima vem junto. Por enquanto, o que se pode afirmar é que o impresso se adaptou ao QR Code. Ou até melhor, as empresas viram no material impresso uma oportunidade de levar o QR Code ao seu público.
Basta ver que, como dissemos no início deste artigo, praticamente todo material promocional e informativo atualmente carrega ao lado do conteúdo uma instrução como: “Aponte seu celular para a imagem abaixo.”
[designer] tentar usar imagem de impresso produzido pela Rona
Quer ver um exemplo? Hoje é muito comum o uso do QR Code nos estabelecimentos de alimentação. Lanchonetes, bares, restaurantes, pizzarias, entre outros comércios adotaram o recurso para simplificar a vida dos clientes, substituir o cardápio impresso e reduzir a mão de obra.
E para você, como cliente, isso realmente facilitou a vida ou ainda é mais fácil pegar o cardápio impresso e ler diretamente as opções, composições dos pratos e vê-los numa foto ao lado? O que é melhor: apontar o celular para um display, um totem, ou chamar o amigo garçom?
Clique na imagem abaixo e veja o que algumas pessoas nas redes sociais pensam sobre o cardápio com QR Code.