Já estavam se perguntando quando viria a terceira parte? Está aqui! Vamos prosseguir da letra N em diante.
Linguagem gráfica, segunda parte (N − fim)
Nariz-de-cera – trecho supérfluo, com frases feitas, escrito com a pretensão de introduzir um texto.
Normatização – critérios e normas editoriais utilizados para orientar a preparação e a revisão de textos e de material a ser publicado.
Notas do redator/do tradutor/do editor – recursos inseridos no rodapé de textos para esclarecer ou complementar determinada informação.
Numeração − série de números arábicos ou romanos que distinguem as páginas de uma publicação; destaca-se aqui que nem todas as páginas são numeradas, como o sumário de um livro ou de uma revista, por exemplo.
Offset – sistema de impressão conhecido também como impressão indireta ou litográfica; é um dos recursos mais tradicionais da indústria gráfica.
Olho − recurso usado para destacar trechos importantes de textos e agilizar a leitura.
Original – produção primária e autêntica de uma obra; a partir do original serão reproduzidas cópias para distribuição e comercialização.
Página-mestra − layout de página que serve como base para a criação das demais páginas da publicação.
Paginar – disposição de todos os elementos que vão compor a página de uma publicação; distinção do que será colocado nas páginas ímpares e nas pares, por exemplo.
Pantone® − marca criada pela empresa Pantone Inc., de Nova Jersey (EUA); a empresa criou um padrão de cores que é utilizado por designers do mundo todo como referência para impressão; não se trata de uma escala, como CMYK ou RGB, mas sim de um controle de precisão para consulta de padrões e tonalidades de cores.
Pauta − roteiro para a produção de textos; as pautas de jornais e revistas são organizadas por temas e editorias para serem cumpridas por redatores e jornalistas.
PDF − Portable Document Format (Formato de Documento Portátil); formato de documentos desenvolvido pela Adobe Systems para facilitar sua visualização, preservar a formatação original do arquivo e evitar interferências e modificações.
Piolho – também conhecido como ‘gralha’; espécie de erro tipográfico (inversão, troca de sílabas, de palavras etc.).
Pixel – unidade mínima de um arquivo digital.
PPI − pixels por polegada (Pixels Per Inch).
Prova de impressão − impressão de amostra/exemplar único de uma publicação para revisão de cores, textos, cortes e outros elementos; a prova de impressão possibilita corrigir problemas antes de se imprimir a tiragem completa do material, o que evita prejuízos para a gráfica e para o cliente.
Revisor – profissional responsável pela verificação do material a ser publicado em suas diversas etapas, desde o texto original até a prova de impressão, na qual irá conferir também imagens, paginação e diagramação; além de dominar conhecimentos específicos ligados à língua e à gramática, o revisor precisa atualizar-se constantemente e estar sempre municiado de materiais de apoio.
Revista − publicação periódica, com assuntos de interesse geral ou específicos de uma atividade ou área do conhecimento.
RGB − sistema de cores que utiliza como base o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue).
Rodapé − parte inferior da página em que são inseridas as referências bibliográficas e as notas do autor/editor/tradutor.
Rosto – ou folha de rosto; página que contém o título, o nome do autor e a editora; chamado também de frontispício.
Sangria − excesso de área impressa que ultrapassa o limite de corte; a sangria delimita o ponto em que a arte termina.
Tiragem − número total de impressões de um exemplar, com dados de edição e cópias; curiosidade: com 40 milhões de exemplares, A Sentinela é a revista com a maior tiragem no mundo.
Vazado − texto incluído com o negativo sobre uma superfície escura fazendo com que as letras apareçam em branco sobre o fundo preto.
___
E você? Conhece outros termos que não estão nas duas partes deste glossário? Encontrou imprecisões ou um conceito mais amplo para alguma palavra que colocamos aqui? Entre em contato conosco e divida seus conhecimentos!