O GLOSSÁRIO DE TERMOS
GRÁFICOS PROSSEGUE…

Já estavam se perguntando quando viria a terceira parte? Está aqui! Vamos prosseguir da letra N em diante.

Linguagem gráfica, segunda parte (N − fim)

Nariz-de-cera trecho supérfluo, com frases feitas, escrito com a pretensão de introduzir um texto.

Normatização critérios e normas editoriais utilizados para orientar a preparação e a revisão de textos e de material a ser publicado.

Notas do redator/do tradutor/do editor recursos inseridos no rodapé de textos para esclarecer ou complementar determinada informação.  

Numeração série de números arábicos ou romanos que distinguem as páginas de uma publicação; destaca-se aqui que nem todas as páginas são numeradas, como o sumário de um livro ou de uma revista, por exemplo.

Offset – sistema de impressão conhecido também como impressão indireta ou litográfica; é um dos recursos mais tradicionais da indústria gráfica.

Olho recurso usado para destacar trechos importantes de textos e agilizar a leitura.

Original produção primária e autêntica de uma obra; a partir do original serão reproduzidas cópias para distribuição e comercialização. 

Página-mestra − layout de página que serve como base para a criação das demais páginas da publicação. 

Paginar – disposição de todos os elementos que vão compor a página de uma publicação; distinção do que será colocado nas páginas ímpares e nas pares, por exemplo. 

Pantone®marca criada pela empresa Pantone Inc., de Nova Jersey (EUA); a empresa criou um padrão de cores que é utilizado por designers do mundo todo como referência para impressão; não se trata de uma escala, como CMYK ou RGB, mas sim de um controle de precisão para consulta de padrões e tonalidades de cores. 

Pauta − roteiro para a produção de textos; as pautas de jornais e revistas são organizadas por temas e editorias para serem cumpridas por redatores e jornalistas.

PDF −  Portable Document Format (Formato de Documento Portátil); formato de documentos desenvolvido pela Adobe Systems para facilitar sua visualização, preservar a formatação original do arquivo e evitar interferências e modificações. 

Piolho – também conhecido como ‘gralha’; espécie de erro tipográfico (inversão, troca de sílabas, de palavras etc.).

Pixel – unidade mínima de um arquivo digital.

PPI − pixels por polegada (Pixels Per Inch).

Prova de impressão − impressão de amostra/exemplar único de uma publicação para revisão de cores, textos, cortes e outros elementos; a prova de impressão possibilita corrigir problemas antes de se imprimir a tiragem completa do material, o que evita prejuízos para a gráfica e para o cliente.

Revisor – profissional responsável pela verificação do material a ser publicado em suas diversas etapas, desde o texto original até a prova de impressão, na qual irá conferir também imagens, paginação e diagramação; além de dominar conhecimentos específicos ligados à língua e à gramática, o revisor precisa atualizar-se constantemente e estar sempre municiado de materiais de apoio.   

Revista − publicação periódica, com assuntos de interesse geral ou específicos de uma atividade ou área do conhecimento.

RGB − sistema de cores que utiliza como base o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue). 

Modelo de cores RGB | HiSoUR Arte Cultura Exposição

Rodapé − parte inferior da página em que são inseridas as referências bibliográficas e as notas do autor/editor/tradutor.

Rosto – ou folha de rosto; página que contém o título, o nome do autor e a editora; chamado também de frontispício.

Sangria − excesso de área impressa que ultrapassa o limite de corte; a sangria delimita o ponto em que a arte termina.

Tiragem − número total de impressões de um exemplar, com dados de edição e cópias; curiosidade: com 40 milhões de exemplares, A Sentinela é a revista com a maior tiragem no mundo.

Vazado − texto incluído com o negativo sobre uma superfície escura fazendo com que as letras apareçam em branco sobre o fundo preto.

___
E você? Conhece outros termos que não estão nas duas partes deste glossário? Encontrou imprecisões ou um conceito mais amplo para alguma palavra que colocamos aqui? Entre em contato conosco e divida seus conhecimentos!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho