Nestes tempos em que o digital parece tomar conta de todas as áreas da produção, sempre surge a pergunta: “O que acontecerá com os meios impressos como os conhecemos?”
Porém, se observarmos atentamente ao nosso redor, veremos que o impresso ainda tem uma presença cativa em diversos segmentos e em vários formatos de comunicação. Está certo que a banca de revistas da esquina quase não vende mais revistas, mas a adaptação e a especialização do conteúdo fazem o impresso resistir em formatos alternativos, como os fascículos e os jornais de bairro.
O desafio aqui, para sobreviver à revolução digital, é usar a criatividade. E, para isso, é fundamental contar com os profissionais do design. O designer tem a honrosa missão de tornar o material impresso atrativo e atualizado e mostrar aos menos atentos que é possível ter o digital e o “não digital” convivendo harmoniosamente por muito tempo ainda.
Como o designer pode fazer isso? Partindo de um dos pilares que dão vida ao impresso: a tipografia.
Arte + Técnica = Tipografia
Em uma peça de comunicação, temos:
– Imagens
– Cores
– Diagramação
– Identidade visual
– Tipos > fontes > caracteres
Como estamos aqui falando sobre tipografia, vamos deixar então a definição dessa conjunção entre arte e técnica: a tipografia é a composição de textos com a utilização de tipos, que por sua vez são os caracteres que darão significado à mensagem de uma peça informativa ou publicitária. Note que “dar significado” está muito além de apenas “escrever um texto” e colá-lo na peça.
A escolha das fontes usadas em cada meio de comunicação segue uma estratégia e sempre terá o objetivo de trazer o leitor para o “coração” da mensagem, a fim de informá-lo, convencê-lo e, ainda, vender. Comercializar uma ideia, um produto, um serviço.
Por isso, é preciso que a tipografia esteja alinhada ao conceito e às imagens de cada projeto. A mensagem vai ser mais conservadora? Mais contemporânea? Mais ousada? Mais persuasiva?
Não importa onde será aplicada – embalagens, encartes de ofertas, folhetos de supermercados, painéis de mídia outdoor, flyers promocionais –, a mensagem precisa conquistar o público. E é disso que a tipografia vai cuidar. Além disso, a tipografia tem um peso indiscutível na construção da identidade de uma marca.
Portanto, se você trabalha com impresso, foque a tipografia, porque é do seu trabalho que depende o futuro dessa arte imprescindível para a comunicação eficiente.
A Rona Editora acompanha a evolução da tecnologia de impressão e está sempre com o olhar no futuro, para se antecipar às tendências e entregar o que há de mais avançado aos seus clientes.