O FUTURO DA TIPOGRAFIA

Nestes tempos em que o digital parece tomar conta de todas as áreas da produção, sempre surge a pergunta: “O que acontecerá com os meios impressos como os conhecemos?”

Porém, se observarmos atentamente ao nosso redor, veremos que o impresso ainda tem uma presença cativa em diversos segmentos e em vários formatos de comunicação. Está certo que a banca de revistas da esquina quase não vende mais revistas, mas a adaptação e a especialização do conteúdo fazem o impresso resistir em formatos alternativos, como os fascículos e os jornais de bairro.

O desafio aqui, para sobreviver à revolução digital, é usar a criatividade. E, para isso, é fundamental contar com os profissionais do design. O designer tem a honrosa missão de tornar o material impresso atrativo e atualizado e mostrar aos menos atentos que é possível ter o digital e o “não digital” convivendo harmoniosamente por muito tempo ainda.

Como o designer pode fazer isso? Partindo de um dos pilares que dão vida ao impresso: a tipografia.

Arte + Técnica = Tipografia

Em uma peça de comunicação, temos:

– Imagens

– Cores

– Diagramação

– Identidade visual

Tipos > fontes > caracteres

Como estamos aqui falando sobre tipografia, vamos deixar então a definição dessa conjunção entre arte e técnica: a tipografia é a composição de textos com a utilização de tipos, que por sua vez são os caracteres que darão significado à mensagem de uma peça informativa ou publicitária. Note que “dar significado” está muito além de apenas “escrever um texto” e colá-lo na peça.

A escolha das fontes usadas em cada meio de comunicação segue uma estratégia e sempre terá o objetivo de trazer o leitor para o “coração” da mensagem, a fim de informá-lo, convencê-lo e, ainda, vender. Comercializar uma ideia, um produto, um serviço.

Por isso, é preciso que a tipografia esteja alinhada ao conceito e às imagens de cada projeto. A mensagem vai ser mais conservadora? Mais contemporânea? Mais ousada? Mais persuasiva?

Não importa onde será aplicada – embalagens, encartes de ofertas, folhetos de supermercados, painéis de mídia outdoor, flyers promocionais –, a mensagem precisa conquistar o público. E é disso que a tipografia vai cuidar. Além disso, a tipografia tem um peso indiscutível na construção da identidade de uma marca.

Portanto, se você trabalha com impresso, foque a tipografia, porque é do seu trabalho que depende o futuro dessa arte imprescindível para a comunicação eficiente.

A Rona Editora acompanha a evolução da tecnologia de impressão e está sempre com o olhar no futuro, para se antecipar às tendências e entregar o que há de mais avançado aos seus clientes.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho