O BRIEFING E O PROCESSO CRIATIVO

O BRIEFING

A palavra briefing significa “instruções”, “orientações”, e o briefing é exatamente isso: um documento que sustenta as indicações e informações que auxiliarão durante o fechamento de um projeto (orçamento) e também depois que o trabalho entrar em execução. O briefing é essencial para o início de qualquer trabalho, seja ele pequeno ou grande, dado que ajuda na:

• ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
O bom briefing traz, de maneira bem clara e objetiva, todas as informações para execução de um projeto.

• ASSERTIVIDADE E ALINHAMENTO DAS EXPECTATIVAS E PRAZOS
Todos os envolvidos ficam integrados, passando segurança na questão de prazo e o mais importante, sem deixar margem para erros.

Vale ressaltar que os briefings são uma pequena parte que contribui muito dentro de um projeto, e para um atendimento com excelência, este processo precisa ser bem estruturado.

• OBJETIVOS DO TRABALHO DE FORMA CLARA
Todo projeto surge para atingir algum objetivo (prender a atenção dos espectadores em uma apresentação longa, atrair novos clientes, orientar clientes para uso de um produto, apresentar uma empresa nova para o mercado, entre outros). Não entender os propósitos desejados gerará um resultado talvez bonito, mas que poderá não atender as necessidades reais do negócio.

• FERRAMENTA DE CONSULTA
Sempre que surgirem dúvidas sobre o projeto, é possível utilizar o documento como orientação. No processo, isso é importante para que as informações não se percam durante a realização do projeto e também para validação, antes de enviar o material para aprovação.

O PROCESSO CRIATIVO

O processo criativo não é linear ou simples, isso é um fato. Porém, com o briefing completo, normalmente ele não será a tortura que alguns dizem por aí. Além do que, o processo criativo depende muito da peça que está sendo desenvolvida: um logotipo novo sempre é mais complicado de desenvolver, porque demandará muita pesquisa e horas de rascunhos, até chegar na ideia aprovada tanto pela criação quanto pelo cliente.
O melhor remédio para um processo criativo eficaz é entender o negócio do cliente e seu público-alvo, pois assim, são evitadas dores e efeitos colaterais. Quando um profissional trabalha em um projeto, naturalmente ele deixa suas preferências assumirem a liderança. Mas isso não significa necessariamente que será o melhor para o projeto. Por isso, é importante tentar separar o processo em etapas. Resumidamente desmembramos assim:

• PROBLEMA E SOLUÇÃO
O profissional está lá para solucionar um problema para o negócio do seu cliente. Com isso, o responsável pelo projeto precisa reorganizar seus pensamentos de acordo com o briefing desenvolvido no ato do orçamento. E em alguns casos, agendar novas reuniões para obter mais informações para o projeto.

O profissional é responsável por questionar e encontrar respostas para atender as necessidades do público-alvo do seu cliente.

• CONEXÃO
Um briefing detalhado ajudará o profissional a ajustar suas linhas de pensamento, e desligar um pouco seus vícios ou preferências. Pensando mais no cliente e seu público.

Para desenvolver um bom projeto, é necessário se colocar mais no lugar do consumidor do serviço ou produto do seu cliente. Sempre tentando assumir e entender os signos conhecidos por aquele público, sem deixar suas preferências assumirem o protagonismo do seu trabalho.

Resumindo, o briefing e o processo criativo andam juntos durante toda a jornada de um projeto. O briefing tem a mesma natureza de um manual: orientar, direcionar, ajustar o discurso.

Ficou interessado(a) em agregar mais valor para os seus processos gráficos? Então, clique aqui e converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho