Este texto vai sair um pouco da temática habitual, relacionada à indústria gráfica, para falar de um assunto muito sério: o câncer de próstata.
Para incentivar o exame e os cuidados preventivos, foi criada na Austrália, no ano de 2003, a campanha Novembro Azul, que foi adotada no Brasil em 2016 por diversas entidades.
A campanha é uma ampliação das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. E a cor azul foi escolhida por ser tradicionalmente associada ao universo masculino, assim como a campanha contra o câncer de mama nas mulheres recebe a cor rosa e é realizada em outubro (Outubro Rosa).
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O câncer de próstata
Esse é o tipo de câncer que mais ocorre em homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo os dados do Instituto Oncoguia, cerca de 1 homem, em 36, morrerá em decorrência de câncer de próstata.
O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente – aproximadamente dois terços dos doentes foram diagnosticados em idades a partir dos 65 anos. Isso indica que o aumento da expectativa de vida nos homens está bastante relacionado com os números de ocorrência da doença.
Como identificar e prevenir o câncer de próstata?
Sintomas
O câncer de próstata apresenta sintomas significativos em seu estágio mais avançado. Veja:
• dor óssea
• dores ao urinar
• vontade de urinar com frequência
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen
[H3]Fatores de risco
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.
Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico).
Pode ser solicitada ainda uma biópsia, que retira fragmentos da próstata para análise, guiada pelo ultrassom transretal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos:
. Estado de saúde do paciente;
. Fase de desenvolvimento da doença;
. Expectativa de vida.
Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença – se houver progressão, o médico deve intervir.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Urologia
Já que a questão foi colocada no título, vamos matar sua curiosidade aqui: existem ao todo 111 tons de azul.