Cada vez que um ano vai chegando ao fim, é aceso o alerta para o planejamento do ano seguinte. Estamos em dezembro, um mês de muitas festividades e também de muitos compromissos para empreendedores e profissionais.
No meio de tanta demanda, é preciso dar uma respirada e se dedicar a pensar nos próximos 12 meses. E, quando falamos de peças gráficas, estamos falando de um item urgente no planejamento. Afinal, é preciso avaliar o material que você já utiliza, consultar um designer sobre atualizações e novas peças, produzir o layout e…imprimir! Tudo isso para chegar em janeiro de “cara nova” e mix de comunicação atualizado.
Você deve estar se perguntando: mas hoje não está tudo digitalizado? Nem tanto. O material impresso ainda é muito eficiente, mesmo que seja como suporte para a comunicação digital.
E mais: são os impressos, como cartões de visita, folders, catálogos, embalagens, sacolas, blocos de anotações, dentre outros, que você vai entregar ao participar de uma feira de negócios, por exemplo, seja como visitante, seja como expositor.
Check list
Vamos fazer um check list do que você precisa para planejar suas peças gráficas para 2023?
Anote aí:
- Blocos e cadernos
Blocos de notas e cadernos são ótimos instrumentos para reforçar sua marca e sua identidade visual entre funcionários e clientes.
- Calendários
Um dos brindes de fim de ano mais aguardados por clientes e parceiros. Um calendário bem feito, com designer moderno, funcional e com “status” de decorativo sempre terá lugar nas paredes ou nas mesas de quem vai recebê-lo de você. E sua marca vai junto, ficando exposta o ano todo.
- Cartões de visita
Os cartões de visita impressos ainda preservam uma das mais valorizadas “regras de etiqueta” em uma relação de negócios. E, na era digital, é possível produzir cartões com QRCode, ou seja, com uma possibilidade de navegação pelo ambiente virtual do seu negócio.
- Catálogo
O catálogo impresso é uma forma prática de oferecer ao seu prospect ou cliente eventual tudo aquilo que seu empreendimento vende, com imagens de produtos, relação de serviços, explicações técnicas, além do contato para negociação.
- Folders
Recentemente, publicamos neste espaço um texto com a chamada “O folder vive!”. E vai viver ainda por um bom tempo. Assim como o catálogo, o folder é um instrumento ágil de comunicação para ser entregue em visitas comerciais e eventos, como feiras de negócios. Além disso, pode ser enviado por correspondência para lançar uma campanha específica ou sazonal.
- Pastas, envelopes e papel timbrado
Agrupamos esses três materiais num único item para mostrar que não podem ser dissociados quanto à importância que têm ao carregar a marca do seu negócio. Um complementa o outro: o papel timbrado é colocado no envelope, e este por sua vez é guardado numa pasta. Assim, todos vão comunicar sua marca de forma padronizada.
- Sacola de papel
Quando estiver em uma feira de negócios, repare bem nas mãos dos visitantes. Quase todos estarão segurando uma sacola personalizada. E repare mais: certamente, a sacola de uma determinada empresa vai estar mais presente do que de outras. Sabe por quê? Porque aquela empresa investiu em design de excelência, somando estética, praticidade e funcionalidade no mesmo produto gráfico.
Por isso, nada daquelas sacolas gigantes, que atrapalham a mobilidade de quem a transporta. E tampouco uma sacola em que não cabe quase nada – esta certamente será descartada ou colocada dentro de outra maior.
A Rona Editora tem toda a tecnologia para atender às suas demandas de peças gráficas. Venha fazer seu planejamento conosco!