Formadores de opinião > influenciadores > digital influencers…

Há muitos anos, na “pré-história” da comunicação e da informação, antes das redes sociais e da revolução digital, existia uma figura chamada de formador de opinião. Era assim chamado por ser autoridade em determinado assunto ou por ser uma referência em um segmento social e profissional.

Entre formadores de opinião estavam, por exemplo, um autor de livros de sucesso, uma ativista de causas sociais, um apresentador de programa de TV, um cientista à frente de uma pesquisa importante, uma empreendedora bem-sucedida, um líder político, enfim.

Eram personalidades cujas opiniões as pessoas ouviam e usavam como embasamento na discussão de assuntos diversos e até para tomada de decisões. Essas personalidades sempre estavam no topo da lista de convidados de eventos e na pauta de palestras, revistas, jornais e programas de rádio e TV. Bastava convidar o formador de opinião que a audiência estava garantida.

Essa história seguiu assim até a já citada revolução digital, quando surgiu o influenciador digital! Ou digital influencer, ou apenas influencer. Vamos entender como isso se deu.

De formador de opinião a digital influencer. O que mudou?

Com a explosão da internet − acessível a qualquer pessoa em qualquer lugar com facilidade cada vez maior −, apareceu um outro perfil de formador de opinião, e este é hoje o digital influencer. Até mesmo os formadores de opinião tradicionais entraram no mundo virtual e tornaram-se influenciadores digitais. Mais que oportunidade, foi uma necessidade de sobrevivência.

Então, o que mudou foi o ambiente de veiculação de opinião, o que provocou a mudança no perfil daqueles que influenciam (e também dos que são influenciados).

Além disso, o mundo digital gerou seus próprios influenciadores. São pessoas que viram na rede uma chance de atrair seguidores para mostrar seu talento e vender seus serviços e produtos. De like em like, foram percebendo um novo nicho profissional, esse nicho foi atraindo outros, mais outros… e pronto! Estava criado um segmento inteiro de mercado.

As grandes marcas querem influencers

Assistindo a esse boom de formadores de opinião digitais − que com uma simples dica de penteado, uma receita culinária, uma combinação de roupas ou um relato de viagem conseguem milhares de seguidores engajados e fiéis –, o marketing da indústria e do varejo percebeu que ali estava um novíssimo e ilimitado mercado.

Hoje, o digital influencer é a “profissão dos sonhos” para muita gente, em especial da geração que “nasceu” digital. E até profissionais já estabelecidos e experientes vêm abraçando esse novo campo de trabalho e, claro, de faturamento.

 

Aprenda mais:  leve o produto certo para o influenciador certo

Você tem uma marca e quer que um influenciador a promova para milhões de seguidores? Saiba que isso não é tão fácil!  Como qualquer ação de marketing, é preciso ter estratégia.
Clique na imagem abaixo e
assista ao vídeo do especialista em influência digital Neil Patel, ele também, claro, um digital influencer.

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