Encarte, folheto, panfleto, caderno…seja qual for o nome pelo qual você o conheça, esse poderoso instrumento de publicidade continua imbatível.
Seja na entrada dos supermercados, na caixa de correio, no sinal de trânsito ou encartado em jornais de bairro, é quase impossível encontrar alguém que não receba, em algum momento, um folheto de ofertas divulgando produtos e preços do varejo mais próximo.
Mesmo com toda a revolução digital pela qual estamos passando, com campanhas cada vez mais sofisticadas e assertivas em redes sociais e listas de transmissão, o tradicional folheto de ofertas segue cumprindo sua missão de informar, quase em tempo real, os melhores preços de algum estabelecimento na região em que o público que o recebe mora ou trabalha.
Não é tão simples
Embora sejam simples no formato e exijam apenas uma equipe volante para chegar ao público-alvo, os folhetos de oferta somente serão uma ferramenta eficiente se estiverem dentro de um plano de marketing. Por quê?
Porque não basta apenas ilustrar o papel com produtos e ofertas. O folheto, para ser atrativo, precisa seguir ao menos duas diretrizes básicas: sazonalidade e oportunidade.
– Sazonalidade: uma grande estratégia de vendas é aproveitar períodos específicos do ano, como verão, Páscoa, São João (festas juninas), Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outros, e divulgar produtos típicos daquelas datas – chocolates e pescados (para Páscoa); milho e derivados (festas juninas); castanhas, vinhos e carnes especiais (Natal) etc.
– Oportunidade: a oportunidade, no varejo, muitas vezes está relacionada ao estoque e ao prazo de validade dos produtos. Itens próximos do vencimento, por exemplo, normalmente são divulgados com preços bastante atrativos. Afinal, é melhor vender por menos que deixar a validade expirar e não poder vender.
Outra chance, que poderia estar classificada dentro da sazonalidade, é a famosa Black Friday (já escrevemos sobre ela aqui neste espaço).
Outra oportunidade bastante explorada em folhetos são as datas do próprio estabelecimento, como inauguração e aniversário.
O bom folheto de ofertas
O folheto de ofertas, para ser eficiente, precisa seguir alguns requisitos fundamentais. Anote aí estas 5 dicas:
– Veracidade das informações: cumprir o que está escrito é imprescindível em qualquer relação comercial. Por isso, faça uma revisão criteriosa antes de imprimir o seu folheto e oriente sua equipe sobre os preços e os produtos que serão divulgados e por quanto tempo a promoção ficará “no ar”.
– Validade de ofertas e descontos: informe o prazo, pois você não quer que o cliente pense que aqueles preços vão durar o ano todo ou até mais.
– Limitação de estoque: quem recebe o folheto precisa saber que aqueles produtos ofertados em condições especiais têm uma quantidade limitada e que outros clientes vão querer aproveitar a oportunidade também.
– Design profissional: invista na qualidade das fotos e no layout do folheto. A nossa dica é que você contrate um designer profissional ou uma agência para cuidar das suas peças de comunicação.
– Impressão de qualidade: folheto bom é folheto bem impresso. Uma boa impressão, ao lado de um design atrativo, vai ter mais chance de conquistar a atenção do seu público. Afinal, as pessoas que recebem o seu folheto recebem também dos seus concorrentes.
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