Que a doação de sangue salva vidas é indiscutível. Mas você já refletiu sobre o quanto você tem contribuído para isso? Você é doador frequente? Já doou sangue para parentes ou amigos? Ou já atendeu a uma campanha específica, a uma urgência?
Devido à rotina atribulada ou por falta de hábito, a maior parte das pessoas não tem a doação de sangue como um item da sua lista de atividades e resoluções.
Isso é constatado pelo baixo número de doadores no universo geral da população – de cada mil pessoas, apenas 16 são doadores regulares. Estamos falando aqui da realidade brasileira!
Por isso, para despertar a consciência dos brasileiros para a urgência de adotar a doação de sangue como hábito, a Câmara dos Deputados deu ao mês de junho o privilégio de ser o período do ano dedicado a essa causa. Foi instituído, assim, o Junho Vermelho!
A exemplo de outros meses e suas cores (Outubro Rosa, Novembro Azul…), o objetivo do Junho Vermelho, além de conscientizar a população, é estimular os órgãos do poder público e a iniciativa privada a realizarem ações educativas, especialmente nos 30 dias do mês que foi escolhido para a campanha.
Onde doar sangue?
A doação de sangue deve ser realizada com segurança, seguindo alguns requisitos e em locais apropriados, como os hemocentros.
Veja no link a seguir a relação de hemocentros do Brasil nos quais você pode se inscrever como doador de sangue:
O que é preciso para ser um doador de sangue?
Para doar sangue, você precisa atender a alguns requisitos importantes. Veja:
- Estar com bom estado de saúde
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue
- Caso seja após o almoço, aguardar duas horas
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para os homens e de três doações de sangue anuais para as mulheres
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
A Rona Editora apoia campanhas educativas, principalmente aquelas que envolvam a melhoria da saúde e do bem-estar da população!