Vamos começar aqui com o famoso chavão do papel (ou da tela) em branco. Você precisa desenvolver uma arte, escrever um texto, publicar um post com hora marcada, mas: deu aquele branco na cabeça e você não consegue criar nada.
Por que isso acontece? De onde vem a criatividade? Como surgem os tão falados insights?
A palavra criatividade é derivada de creare, termo do latim para indicar a capacidade de produzir ou inventar coisas novas − histórias, invenções, ilustrações e o que sua imaginação mandar.
Mas a criatividade, ou processo criativo, exige originalidade. Você precisa imaginar algo a partir de outro algo (como redigir um texto a partir de um tema) ou do zero mesmo, que seria inventar e escrever uma história nunca antes contada. O mesmo vale para uma solução de design durante a criação de uma peça promocional.
Além disso, e para “complicar um pouco”, a criatividade precisa ser funcional, ou seja, aquilo que foi criado precisa ter aplicação prática ou ao menos algum significado. Pense numa obra de arte: ainda que seja abstrata, ela precisa seguir critérios para atrair a atenção, a admiração e a reflexão de quem vai apreciá-la.
Por isso, a criatividade está ao lado da inovação. Ou melhor, não existe inovação sem criatividade.
Mas, depois de ler isso, você deve estar se perguntando: como posso desenvolver minha criatividade?
Para exercitar a criatividade
Como vimos até aqui, o processo criativo precisa ser construído a partir de referências ou “do nada”. E, para isso, você pode se valer de exercícios práticos. Experimente alguns:
💡 Leitura: “quem lê viaja”. Certamente você já viu essa frase. E funciona!
💡 Música: a música é um ótimo estimulante para o cérebro
💡 Bloquinho: um bloquinho de anotações e uma caneta valem ouro quando surge aquela lâmpada na cabeça. Vale o mesmo, claro, para o bloco de notas do celular.
💡 Atividade física: um corpo são deixa a mente igualmente saudável. Você já leu isso em algum lugar, certo?!
💡 Meditação e oração: Meditação, acompanhada de exercícios de respiração, limpa e oxigena o cérebro. No caso da oração, cada um na sua fé.
💡 Tentativa e erro: invente qualquer coisa, rabisque, desenhe. É de uma dessas tentativas que pode nascer a sua “big idea”.
A Rona Editora pode ajudar no seu processo criativo oferecendo suporte e tecnologia de ponta para suas produções artísticas e intelectuais. Venha conversar conosco!