O moodboard, que também pode ser conhecido como prancha de temperamento, painel de humor e painel semântico, é um recurso que possibilita compreender as referências visuais de um projeto gráfico. Por meio dele, conseguimos visualizar as ideias com perfeição e despertar insights incríveis durante o processo de criação.
Este painel de inspiração define a identidade e compartilha a essência do projeto, unindo as características visuais e as particularidades do segmento. O moodboard é um trabalho de referência indispensável para a realização de um delineamento de alta qualidade, que destaque o conceito correto do produto ou serviço e repasse valor e personalidade de forma criativa.
Entender a estrutura de uma prancha de temperamento é simples. O que precisamos é ter atenção aos detalhes e bom conhecimento do produto, segmento de mercado e público.
Veja os caminhos que devem ser seguidos para a sua construção.
Trabalhe com Cores e Texturas
As cores e texturas são pontos de extrema importância dentro da criação do seu painel, a paleta ideal atende a dois pré-requisitos: a imagem que a empresa deseja transmitir e a harmonia entre os tons. A trama é o elemento responsável por oferecer uma visão mais palpável para o resultado gráfico, por isso, as duas vertentes devem estar em harmonia.
Foco na Tipografia
Dentro de muitos termos relativos ao olhar, não eliminamos a necessidade de pensar em texto. A escrita também é visual, portanto, seus elementos devem ser planejados com inteligência. Não é a hora de redigir o artigo do projeto, mas de entender como todas aquelas palavras serão dispostas visualmente.
Estilos Design e Ilustração
Existem incontáveis estilos de design que podem ser inseridos em um projeto. Para isso, é preciso entender a personalidade e o objetivo das peças que serão criadas. O estilo deve estar totalmente conectado aos elementos que compõem a identidade visual do seu propósito.
Pense em recursos além da imagem
No momento de gerar inspiração e contribuir na construção do painel, aposte em outros tipos de conteúdo como objetos, paisagens, vídeos e mais elementos que vão ampliar a percepção visual. Com a diversidade, fica mais evidente o caminho para a criação da personalidade da marca.
Gostou de conhecer sobre o processo de moodboard para a produção gráfica?
Se inscreva, acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos como este.
Quer imprimir com a Rona? Nosso time de consultores está pronto para entender o que você precisa e contribuir para tornar seu projeto realidade. Clique aqui e entre em contato agora mesmo.