Com que fonte eu vou?
Quando você vai redigir um texto para publicação ou inserir chamadas em uma peça gráfica ou escrever a legenda de um vídeo, certamente o que vem à cabeça é um dos fundamentos da comunicação: a clareza da mensagem!
E, se você é redator ou designer, sabe que além do conteúdo direto e claro é preciso observar a legibilidade do que será escrito no material. O texto deve estar equilibrado com a estética da peça, tipografia ajustada, espaçamento adequado e bem distribuído.
Para chegar a esses atributos, é imprescindível saber escolher a fonte ideal para cada texto.
Uma escolha que pode salvar ou comprometer seu trabalho
Escolher a fonte adequada para cada trabalho, por mais simples que ele seja, não é tarefa fácil. Só para começar, existem incontáveis possibilidades em um editor de texto. Exemplificamos algumas aqui, cada uma no seu respectivo registro gráfico:
- Arial
- Calibri
- Comics San
- Georgia
- Garamond
- Times New Roman
- Verdana
- Script
Você, então, vai escolher a fonte de acordo com a mensagem que quer passar. Se quer um texto mais leve, mais moderno, com certa formalidade, com forte impacto visual… A fonte vai ter a função de entregar a personalidade do seu trabalho e não apenas transmitir uma informação.
O leitor deve captar com os sentidos aquilo que você quer dizer e a fonte adequada vai ajudar nisso. Do contrário, se você escolher uma fonte desconectada da mensagem que quer transmitir, poderá esfriar a comunicação e não despertar qualquer interesse.
Numa peça gráfica, por exemplo, você pode, e deve, utilizar mais de uma fonte, de acordo com o objetivo da informação. Isso se chama hierarquia visual.
Aprenda mais: passo a passo para a escolha da fonte
No vídeo abaixo, você poderá se orientar um pouco mais para encontrar a fonte, ou melhor, as fontes mais precisas para o seu trabalho de redação ou produção gráfica: