Em alguns textos anteriores, neste blog, falamos sobre o “tom voz da marca”. Hoje, vamos explorar mais o universo das marcas e tratar da “personalidade da marca”.
No marketing, a marca de um produto, de uma empresa, ou mesmo de uma pessoa famosa, precisa ter certos atributos para ser atrativa aos consumidores. E mais: aos consumidores que interessam aos gestores dessa marca, ao empreendimento por trás dela.
É como se ela, a marca, fosse uma “figura humana”e precisasse adquirir qualidades, vestir-se bem, adotar certos comportamentos, entre outros comportamentos. Tudo para ser notada por outras figuras humanas e com elas dialogar.
Assim, o trabalho do marketing, nesse caso chamado de branding, insere na marca atributos como:
– Humor,
– Sofisticação,
– Emotividade,
– Temperamento etc.
É importante lembrar que o branding é um processo, não uma ação. Ou seja, a inserção dos atributos deve ser feita na concepção da marca, para que ela tenha, de saída, um posicionamento no mercado; e precisa ser feita com a evolução do mercado e observando o comportamento do consumidor/público-alvo para que a marca não perca o “bonde da história. Um exemplo clássico:
A personalidade da marca
Construídos os atributos, estará formada a personalidade da marca. Assim como nós, humanos, as marcas também têm seus tipos de personalidades e, dentro de cada tipo, suas respectivas características. Veja abaixo:
Aprenda mais: como imprimir personalidade à sua marca
Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo com especialistas apontando os caminhos para se construir a personalidade de uma marca.
No universo da indústria gráfica, a Rona Editora construiu uma marca de personalidade forte exatamente por executar, com excelência, atributos que são essenciais no relacionamento com seus clientes. Venha conhecer nosso trabalho!