ONDE ESTÁ O DESIGN? OU MELHOR, ONDE O DESIGN NÃO ESTÁ?

Construção civil, peças de mobiliário, automóveis, itens de vestuário, tecnologia e até na escrita. O design, mais do que ciência, ou por nascer como ciência, está presente no fundamento de cada criação humana. 

Cada obra ou peça ou solução imaginada ao longo da história possui em sua concepção os fundamentos do design. Você já parou para refletir sobre a razão de tudo ter um desenho próprio e nos motivos para que algo seja como é e não de outra forma. E mais, quantos desenhos e layouts foram pensados em cada criação para se chegar à sua “leitura” final? 

O logotipo que traduz os atributos de uma marca, por exemplo, nasceu dos fundamentos do design. E, para ser identificável e durável, esse logotipo passa por atualizações também baseadas no design, sempre observando mudanças nos padrões sociais e de consumo para reforçar a presença da marca. 

Na indústria, outro bom exemplo, você pode perceber que o layout de embalagens, segue uma evolução padronizada no uso das fontes, nas cores, no contorno, na utilização (ou não) de texto…ou seja, tudo é design.

Design gráfico: campo de conhecimento, arte e ciência 

Desde que o marketing surgiu para tornar os produtos alvos de desejos − mais do que suprimentos de necessidades −, um campo de conhecimento passou a ser notado e ganhou força nas indústrias e, paralelamente, nas agências de publicidade: o design gráfico

Com maior notoriedade no século 20, o design gráfico levou para o campo dos sentidos do consumidor (tato e visão, principalmente) aquilo que a indústria queria associar aos seus produtos: conceitos e atributos além dos elementos tangíveis. 

E mais, o design gráfico se posiciona como ciência ao pesquisar o mercado e cuidar para que as embalagens, as peças publicitárias, os logotipos e todo o conceito da marca e do produto evoluam e se adaptem às plataformas de contato com o consumidor – da mídia impressa quase onipresente 100 anos atrás às atuais redes sociais. 

Aprenda mais: o design na natureza

Arranjos aleatórios ou design inteligente? Quem desenhou o mundo como o vemos? Desde os primórdios da humanidade, as pessoas vêm buscando a origem de todas as formas, texturas e cores observadas na natureza. Ainda sem uma resposta definitiva por parte da ciência, muitas atribuem a tarefa a um desenhista original responsável pelo traço de cada elemento presente no nosso planeta e no universo. 

E você, o que pensa a respeito disso? 
Se você trabalha com design gráfico ou é assessorado por designers profissionais, a Rona Editora é sua melhor parceira na hora de passar suas ideias para o meio impresso, seja uma publicação, um rótulo ou um material promocional. Entre em contato conosco e vamos conversar!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho