COMO CRIAR UM CLUBE DE LEITURA

Um clube de leitura é, sem dúvida, uma atividade que aproxima pessoas de qualquer idade e amplia a experiência diante de um livro e tema.

Veja os 6 passos para a criação de um clube de leitura:

1. Tenha um objetivo

O objetivo do clube deve ser claro. Vale formar um grupo para discutir assuntos mais científicos, literatura ou linguística, ler o acervo de um grande autor ou até ficção, além dos grandes clássicos. É importante definir o foco e se certificar de que todos os participantes estejam cientes e de acordo com ele.

2. Crie as regras do clube

As normas são importantes para que o clube dê certo: advertência para quem não entregar um livro, definição do cronograma de leitura de uma obra mais extensa, datas dos encontros, entre outras regras. Crie um sistema de comunicação e divulgação delas.

3. O protagonista: o Livro

O livro é o protagonista do clube e sua razão de existir. Há clubes em que a leitura ocorre por rodízio, de acordo com o número de exemplares disponíveis. Há outros cujos livros são em versão digital e, ainda, os clubes de leitura coletiva ou que utilizam um contador de histórias. As trocas e empréstimos podem ter um sistema que as organize e que contribua com a interação dos envolvidos.

Nos encontros, a comunicação é essencial, e uma forma de estabelecer engajamento pode estar em detalhes que vão além do conteúdo: informações sobre o autor e época de desenvolvimento do livro (contexto), a motivação da escolha do título para o clube, entre outros.

4. A agenda

Cada clube possui sua rotina. Encontros mensais, semanais ou quinzenais podem ser alternativas que atendam a todo o grupo. Mas é importante que haja comprometimento e que todos apreciem os encontros.

5. Incentive sempre

É importante criar uma variedade no formato dos encontros e buscar sempre um clima saudável e alegre. Estas estratégias podem ser eficazes para manter os envolvidos bem engajados e proporcionar momentos que irão além do debate em torno de um livro.

6. Debates e discussões podem ser muito positivos

Estabelecendo respeito, o nível de conhecimento de determinado assunto dentro de um grupo de leitura se eleva com mais facilidade. Use o senso crítico dos participantes a favor do clube. Ouvir outras opiniões e pontos de vista pode ser muito enriquecedor.

Inscreva-se e acompanhe nosso blog, fique por dentro deste e de outros assuntos! Quer começar um clube de leitura com livros incríveis? Conheça as obras em nossa loja e encontre um título para dar início ao seu clube do livro o quanto antes.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho