A INDÚSTRIA DE EMBALAGENS EM TEMPOS DE PANDEMIA

A Indústria de embalagens passou por uma forte mudança que não estava programada, com o novo cenário da pandemia. As máquinas, que andavam com a produção em ritmo lento, alguns meses depois, tiveram a produção em crescimento acelerado e excedeu as expectativas.


A caixa de papelão correu abastecida de remédios, carregou os eletrônicos, encheu a despensa e embalou a economia desde que o vírus impôs o distanciamento social.


Os centros de distribuição do comércio nunca tinham visto tanto vai e vem de caixas, uma demanda excepcional.


Embalagens: Tendências e Desafios


A alta demanda lotou a capacidade dos fornecedores, provocando a escassez dos insumos e aumento de preços. Quando já não faltavam pedidos, começou a faltar o papel. Os prazos de entrega dobraram e os pedidos passaram a ser produzidos em até 60 dias, o que gerou uma situação bem difícil para a caixa de embarque e para as empresas que dependem dela.

O setor, com a sua capacidade total, começou a atender quantidades históricas. Os clientes estão demandando cada vez mais e a indústria não está preparada para essa necessidade.


Pontos que indicam a atual situação da indústria de embalagens:

  • Aumento expressivo da demanda por papel cartão, outro tipo de matéria-prima para embalagens.
  • No terceiro trimestre de 2020, foi registrado um aumento de mais de 10% na produção de papel ondulado.
  • Com o lockdown, os catadores de papel começaram a encontrar menos material na rua, e 75% da matéria-prima para fabricar as caixas de papelão vêm da reciclagem.


Uma breve reflexão


Para algumas empresas, a embalagem passa a ser a parte mais preciosa do processo de fabricação, um produto essencial. A solução encontrada para amenizar a situação é reutilizar as caixas que não tiveram saída no ano anterior.


É importante ressaltar que o problema não está na indústria, que não só não parou de produzir, como aumentou a oferta e realocou produção. Mas é nítida a dor das empresas na ponta, que estão sofrendo com aumento do prazo de entrega e com a elevação dos preços.


Quer saber mais sobre tendências e novidades do universo de embalagens? Se inscreva e acompanhe nossos artigos. Está animado(a) e cheio(a) de ideias que a Rona pode te ajudar a concretizar? Então, clique aqui e converse com um de nossos consultores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho