Além de uma comunicação eficaz, o empresário tem que “colar” atributos àquilo que oferece ao seu público de interesse. Vamos lembrar alguns:
- Qualidade
- Durabilidade
- Atendimento pré e pós-venda
- Preço justo
- Custo-benefício
- Pontualidade (vale para o delivery do varejo e para prestação de serviços)
- Resultados (este é fundamental para prestadores de serviços)
Você pode pensar: e o diferencial? Como escolher entre dois ou mais pontos de venda, entre uma e várias marcas?
Esses atributos que relatamos podem ser vistos como “obrigação” de quem quer lhe convencer a comprar um produto ou contratar um serviço – alguns podem oferecer mais qualidade; outros se destacam pelo pós-venda; há aqueles que são mais pontuais no atendimento; há os que dão verdadeiras consultorias na relação com o cliente… Mas ninguém que quer vender pode deixar de seguir esses itens.
Assim, então, fica para o consumidor o poder de escolher entre diversos concorrentes. E é isso que faz o mercado girar.
Mas…e o preço? Como o preço pode ser um diferencial?
Como você certamente sabe, o preço é composto pela soma de vários itens, como: custo da matéria-prima + mão de obra + despesas do ponto de venda + margem de lucro… dentre outros fatores.
Portanto, para se diferenciar no preço, varejistas e prestadores de serviços recorrem a um atrativo chamado desconto, que é a redução do preço final de venda por um período com a finalidade de vender/girar mais rápido o estoque colocado à disposição do consumidor.
Um dia só pra ele
Dentre todos os atributos, o desconto faz tanto sucesso entre os consumidores finais, mas tanto, que ganhou no calendário do varejo uma data só pra ele: a Black Friday! Não existe o “dia da qualidade do produto” ou “dia da durabilidade”. Existe o “dia do atendente comercial”, tudo bem, mas você se lembra de quando é?
Já a Black Friday é uma tradição norte-americana que ganhou rápida adesão do consumidor brasileiro (e de outros países, mas vamos focar o nosso), mesmo que aqui não se comemore o Dia de Ação de Graças como nos Estados Unidos. É uma data que chegou e colou!
Fixada na última sexta-feira (friday = sexta-feira) do mês de novembro, a Black Friday, neste novembrode 2022, está marcada para o dia 25. Mas é bom você ficar atento aos descontos oferecidos para não acabar pagando “a metade do dobro”. E observe também os outros atributos do produto, como listamos acima.
Afinal, mesmo que o preço caiba no seu orçamento, é preciso que o produto ou serviço tenha qualidade e seja entregue do jeito que você comprou.
Aprenda mais: a história da Black Friday
Assista no vídeo abaixo como a data dos descontos (ou festa do consumo) surgiu e como ela se espalhou pelo mundo:
A Rona Editora apoia o consumo consciente e a boa relação comercial entre quem vende e quem compra. Na Black Friday deste ano, pesquise bastante, veja se os descontos realmente compensam, priorize suas necessidades mais urgentes e fuja das “black fraudes”!