AINDA PRECISAMOS DE UM DIA
INTERNACIONAL DAS MULHERES?

Referência: https://www.dicasdemulher.com.br/desigualdade-de-genero/]

Iniciamos o texto com os dados acima para mostrar a importância de se fazer da causa das mulheres uma causa de toda a sociedade. São números que impressionam e mostram por que é preciso, além de manifestação de solidariedade e de uma data exclusiva, de uma mudança cultural que rompa com toda a herança de discriminação e inferiorização do gênero feminino. 

O 8 de março é uma referência à história da luta das mulheres por igualdade de direitos e de participação política. Mas as suas conquistas ainda são recentes e há muito o que ser consolidado. É importante lembrar que os números apresentados no início referem-se apenas ao quadro social brasileiro. Em muitos países, a situação das mulheres reflete um cenário ainda pior. 

Aprenda mais: eventos que contribuíram para a criação do Dia Internacional das Mulheres

Ao longo dos séculos 19 e 20, vários acontecimentos e manifestações foram dando corpo ao hoje celebrado 8 de março. Conheça alguns deles:

1857: o famoso episódio da tecelagem de Nova Iorque, quando 129 operárias morreram queimadas após serem trancadas na fábrica de tecidos em que trabalhavam. Elas reivindicavam redução da jornada de trabalho, igualdade salarial e licença-maternidade, dentre outras pautas. 

1903: Sufragistas e profissionais liberais criam a Women’s Trade Union League, uma associação que tinha como objetivo central ajudar as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

1908: Women’s Sunday (Domingo das Mulheres), em Londres. Mulheres aderem a uma manifestação pela igualdade econômica e política.

1909: Novamente em Nova Iorque, cerca de 15 mil mulheres vão para as ruas exigir melhores condições de trabalho. 

1910: Na Europa, em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, é proposta a criação de uma data para as mulheres do mundo todo se reunirem e manifestarem suas reivindicações. 

1911: Como reflexo da Conferência de 1910, a proposta da ativista Clara Zetkin é aceita e o primeiro dia oficial da mulher é marcado para o dia 19 de março.  Posteriormente, foi remanejado para o dia 8 de março.

1912:  Na cidade de Lawrence, Massachusetts (EUA), operárias da indústria têxtil entram em greve. As manifestações duram três meses e elas são reprimidas de forma violenta pelas autoridades locais. As mulheres criam o sloganPão e Rosas”, baseado em um poema de James Oppenheim, em que o pão simboliza a estabilidade econômica e as rosas, uma melhor qualidade de vida. 

1917: Rússia. No dia 8 de março, operárias saem às ruas para se manifestar contra a Primeira Guerra Mundial e a fome provocada pelo conflito. 

1975: O dia 8 de março é oficializado pela ONU como o Dia Internacional das Mulheres, que também ganha o título de Ano Internacional da Mulher. 

A Rona Editora celebra o Dia Internacional das Mulheres e reforça o compromisso da empresa com a igualdade de direitos e de participação das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho