Entenda o que há por trás do conceito “menos é mais”
Transmitir informação visual apenas com elementos essenciais, despoluindo o campo sensorial e focando o conceito. Com esse objetivo, nasceu o design minimalista. “Filho” da arquitetura, em manifestações do início do século 20, o minimalismo, com o tempo, foi abraçado pelo design gráfico e por outras áreas.
O design minimalista é aplicável para dar valor aos detalhes, prezando a simplicidade dentro de projetos modernos e objetivos. Pode-se recorrer ao minimalismo na criação de logotipos, em materiais impressos e na identidade de peças e canais digitais, por exemplo. Porém, é importante sempre estar atento ao padrão visual.
7 dicas para levar o design minimalista para a sua criação
. Alinhar o texto seguindo os conceitos de legibilidade, objetividade e simplicidade
. Aplicar, no texto, caracteres limpos, fontes simples e de leitura extremamente fácil
. Apostar no contraste para facilitar a captação do conteúdo
. Empregar nas imagens apenas as cores que irão criar sensações
. Limpar elementos desnecessários
. Preservar e valorizar os espaços em branco, pois eles também comunicam
. Priorizar as informações que irão transmitir sentimentos e sensações ao público final
Aprenda mais: influenciadores do design minimalista
Diversos nomes podem ser citados quando se busca os principais influenciadores do minimalismo. Notadamente, o conceito recebeu inspiração do movimento holandês De Stijl (O Estilo, em tradução direta) − com suas linhas e formas simples e uso de cores primárias − e do design tradicional japonês, que privilegia a funcionalidade e a simplicidade, elementos identificados na própria filosofia de vida daquele país.
* A expressão “menos é mais”, utilizada no início deste texto, é atribuída ao arquiteto alemão-americano Ludwig Mies van der Rohe.
Gostou deste conteúdo? Aprendeu um pouco mais sobre o minimalismo? Você emprega esse conceito no seu trabalho? Entre em contato com a Rona Editora e explore novas possibilidades de criação e produção.