A primeira data de fevereiro foi reservada para lembrarmos de um dos profissionais mais importantes do mercado: o publicitário! Comemorado no dia 1º de fevereiro, o Dia do Publicitário homenageia aqueles que fazem da percepção, da criatividade e da genialidade as suas ferramentas de trabalho.
E você sabe por que esse foi o dia escolhido? A data tem como marco a aprovação do Decreto n.º 57.690, de 1966, que regulamenta a profissão de publicitário.
Mas a atividade de planejar, criar e produzir campanhas para promover marcas, produtos e serviços é bem mais antiga que qualquer regulamento. E quando dizemos “antiga” estamos falando da própria Antiguidade. Por exemplo, os egípcios dos tempos das pirâmides já usavam os recursos da época para divulgar e vender seus produtos.
Com a evolução da humanidade, acompanhada pelo desenvolvimento das técnicas de venda e de comunicação, além das facilidades tecnológicas, a publicidade foi ganhando importância estratégica nas relações comerciais.
Aliado a essa evolução conceitual, o surgimento da sociedade capitalista tornou a concorrência de mercado cada vez mais significativa, impulsionando os publicitários a compreenderem os consumidores com maior profundidade para fazer os seus produtos e serviços se destacarem em relação aos “rivais”.
O publicitário brasileiro
A publicidade no Brasil ganhou corpo em uma época relativamente recente, na virada do século 19 para o 20 – a primeira agência foi fundada em 1913! Mas esse curto período foi suficiente para colocar os publicitários brasileiros entre os mais conceituados do mundo. E isso pode ser comprovado facilmente pelas premiações recebidas, por exemplo, no consagradoFestival de Cannes.
E mais: você certamente vai se lembrar de inúmeras e memoráveis campanhas veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio, internet, mídia exterior e outros meios. Por trás de cada ideia, de cada campanha que você viu, está a genialidade de um publicitário, que concebeu o trabalho desde o primeiro contato com o anunciante até a escolha da mídia em que o anúncio seria veiculado.
A Rona Editora tem nos publicitários grandes parceiros. A eles, o nosso abraço e a certeza de poderem contar com a melhor tecnologia para imprimir o se trabalho.