Se você tem uma empresa, seja de pequeno ou grande porte, ou é um empreendedor individual, certamente incluiu no planejamento a identidade, a marca do negócio, que é a forma como quer seu empreendimento percebido pelo mercado, principalmente pelos consumidores.
A marca é a personalidade do seu negócio. Por isso, ela deve ter atributos exclusivos e ser claramente identificada pelo seu público de interesse em todos os momentos em que ele tiver contato com ela – ponto de venda, anúncios, redes sociais… Para isso, a marca deve ser materializada fielmente nos elementos gráficos e digitais da empresa, comunicando sua missão e seus valores. Assim, estará formada a identidade da sua marca.
E qual é a importância dessa identidade?
A identidade de marca é fundamental para:
– Afirmar a originalidade do seu negócio
– Apresentar você e seu empreendimento aos potenciais clientes
– Conferir autoridade ao seu trabalho
– Gerar fidelização de clientes
– Posicionar sua empresa no mercado
– Valorizar e monetizar seu negócio.
Agora, reflita: qual é o posicionamento da sua marca junto aos seus clientes (frequentes e potenciais), concorrentes e fornecedores?
Marca x identidade visual
A identidade visual, representada pelo logotipo e outros elementos gráficos, é visível e tangível. Já a marca, como descrito no início deste texto, é intangível. A importância da identidade visual, ou representação gráfica, é traduzir os atributos da marca e reforçá-los na mente do público.
Veja alguns elementos gráficos que estruturam e comunicam os atributos da marca:
– logotipo
– design dos produtos
– presença na internet: site, blog e páginas em redes sociais
– embalagens
– fachada da empresa
– plotagem da frota de veículos
– papelaria: cartões de visita, folders, cartazes (mesmo os internos da empresa), informativos (jornais e revistas).
A marca Coca-Cola, uma das mais bem-sucedidas da história, tem valor calculado em 57,4 bilhões de dólares
Aprenda mais: você sabe o que é branding?
Segundo a definição do Sebrae − Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, branding é uma estratégia de gestão da marca com o objetivo de torná-la mais reconhecida pelo seu público e mais presente no mercado.
A estratégia de branding busca a admiração e o desejo pelos valores que a marca carrega, despertando sensações e criando conexões fortes. São esses fatores que vão influenciar a decisão de compra do cliente.
A Rona Editora conta com a mais avançada tecnologia para traduzir o conceito da sua marca em produtos gráficos que vão tornar seu empreendimento facilmente identificável pelo seu público de interesse.
Entre em contato e vamos trabalhar juntos na materialização da sua marca!