Vamos começar este texto com um jargão: o Carnaval passou e é agora que o ano começa no Brasil.
Por mais que essa expressão seja repetida todos os anos, como é, realmente, que o seu ano começa? Qual é o primeiro dia do seu calendário comercial e profissional? Como foi seu planejamento para 2023? Você já tem algum projeto?
Queremos, com essas perguntas, chegar a um ponto comum: não importa quando o seu ano começa, não importa qual seja sua atividade empresarial ou profissional, não importa em que segmento você atue, você é um vendedor!
Por quê? Porque não tem como buscar resultados, evolução profissional e sucesso em um empreendimento sem vender. Precisamos vender nosso talento, nossas ideias, nossos projetos, nossos serviços e nossos produtos o tempo todo.
E vender não é fácil, vamos concordar? Não basta conversar bem e ter um ótimo produto, serviço ou ideia. É preciso desenvolver técnicas e estratégias, além de acompanhar as tendências do mercado para atrair clientes e patrocinadores.
Mas, acima de tudo, é preciso entender o mercado e oseu cliente, ou seja, iniciar o processo de vendas partindo do cliente (ou prospect) até você, e não do seu produto/serviço até o cliente. Isso faz toda a diferença e a SUA própria experiência como consumidor pode atestar isso.
Diferenciais e tendências
Segundo o site hubspot.com , as tendências de venda estão ligadas a 5 ações:
- Qualificar a entrega para o cliente
- Proporcionar experiências transformadoras
- Repensar os processos internos
- Adotar novas tecnologias
- Automatizar etapas repetitivas
Com relação aos diferenciais, é preciso investir naquilo que o cliente (e potencial cliente) percebe, mas não vê. São os conhecidos atributos de marca. Esses atributos, quando bem trabalhados, fazem a venda ANTES de a venda acontecer.
Isso ocorre porque eles transmitem valores que vão ao encontro dos valores do cliente, mesmo que o ele não racionalize isso. Por isso dizemos que ele não vê, mas percebe!
Portanto, preço justo e produto de qualidade já não são mais argumentos de convencimento numa relação de consumo. E, ao vender seu talento e seu conhecimento, você precisa oferecer benefícios e resultados perceptíveis, respondendo à pergunta que 10 em cada 10 contratantes fazem: “O que eu ganho contratando você e não o seu concorrente?”.
Aprenda mais: para você que é empreendedor, vamos indicar abaixo um vídeo do Sebrae-MG sobre gestão de vendas: