O dia 8 de março é mais que uma data, é um evento representativo da contínua luta das mulheres por maior reconhecimento e participação na sociedade, especialmente no mercado de trabalho e nas decisões políticas.
Embora, em diversos países, tenham havido avanços na direção da almejada igualdade, em outras regiões do planeta as mulheres passam por situações de vulnerabilidade e até de supressão de direitos. Veja, por exemplo, o que ocorre no Afeganistão, com a recente retomada do poder pelo grupo extremista Talibã.
Mulheres que marcaram a história
Para prestar nossa homenagem a esta data, vamos aqui relembrar algumas mulheres que se destacaram pelo pioneirismo em várias áreas durante a história. Veja a lista:
- Marie Curie: especialista em física e primeira mulher laureada com um Prêmio Nobel.
- Florence Nightingale: fundadora da enfermagem moderna, ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante o atendimento aos soldados feridos na Guerra da Crimeia, na Rússia, de 1853 a 1856.
- Margaret Thatcher: foi pioneira no cargo de primeira-ministra do Reino Unido, cargo que ocupou de 1979 a 1990.
- Edith Wharton: escritora norte-americana, autora do livro A Época da Inocência, foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pulitzer de literatura de ficção.
- Eleanor Roosevelt: primeira presidente da Comissão de Direitos Humanos da ONU. (foto abaixo)
- Malala Yousafzai: ativista paquistanesa, sofreu um atentado por defender o direito das meninas do seu país a frequentarem a escola. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um Prêmio Nobel.
E as brasileiras?
- Princesa Isabel: assinou a Lei Áurea em 1888, determinando o fim da exploração do trabalho escravo no Brasil.
- Anita Garibaldi: líder militar brasileira no século 19.
- Tarsila do Amaral: artista plástica, foi um dos expoentes do movimento modernista no Brasil. Autora do quadro Abaporu (foto abaixo).
- Dilma Rousseff: eleita Presidente da República em 2010 e reeleita em 2014, foi a primeira mulher a ocupar esse cargo na história do país.
- Zilda Arns: médica pediatra, foi a fundadora da Pastoral da Criança.
- Maria da Penha: símbolo da luta contra a violência doméstica, foi homenageada com a Lei que se popularizou com o seu nome.
[H3] Aprenda mais: as operárias que deram origem à data
Abaixo, destacamos um áudio que conta a história do Dia Internacional da Mulher e sua origem na luta de mulheres operárias.
Para a Rona Editora, o Dia Internacional das Mulheres deve ser sempre lembrado como um compromisso por uma sociedade mais justa.