A tipografia é um dos elementos fundamentais do processo gráfico. Foi a base da prensa de Gutemberg e ainda é um conceito de referência na disposição de textos sobre peças gráficas.
Para deixar aqui uma definição, tipografia é: a técnica de organizar tipos – caracteres ou letras – para reproduzir e imprimir textos que serão lidos pelo público. Para isso, leva em consideração:
– Estilo
– Tamanho
– Espaçamento entre palavras
– Espaçamento entre linhas
– Cores
[legenda] Caixa de tipos móveis utilizada durante boa parte da evolução gráfica
A tipografia hoje e amanhã
Vamos situar o ano de 2022 como um marco para identificarmos as tendências da tipografia. Com a tecnologia cada vez mais avançada, aliada à criatividade sem limite dos profissionais, veremos dia a dia novas possibilidades e estilos de letras, exploração do contraste entre elementos, linhas, cores e formas.
Em um momento histórico no qual a imagem “fala” mais alto que o texto, a tipografia tem o desafio de acompanhar essa tendência e os profissionais tipográficos, assim como os designers, são chamados a reproduzir textos para serem vistos antes de serem lidos.
Claro que os logotipos das grandes marcas, criados pela publicidade, já utilizam esse recurso de “desenhar” o que querem comunicar – nos casos mais conhecidos, nem é preciso ler o que está escrito para saber o nome de um produto. Mas aqui tratamos também dos textos informativos, que já vivem essa realidade de se renderem ao predomínio do visual.
Veja abaixo alguns exemplos de textos que se comunicam como imagens (ou de imagens que se tornam textos):
Aprenda mais: a história da tipografia
Clique no vídeo a seguir para conhecer a história da tipografia:
A Rona Editora está no mercado de impressão gráfica desde 1976 e vem acompanhando a evolução da tipografia para dar as melhores orientações aos seus clientes.