Um dos grandes nichos da mídia impressa, sem dúvidas, é a revista de moda. Seja em forma de catálogos, mesclada com conteúdos diversos ou em editoriais exclusivos, a moda ainda tem seu lugar nas mãos dos leitores.
Mas você sabe como essa história começou?
Sabe quem foi o pioneiro em editar e imprimir imagens de peças de vestuário e acessórios?
E quais revistas vieram na sequência com dicas – para mulheres e homens − de como se vestir bem?
A história conta que na Alemanha, em 1663, surgiu a revista Erbauliche Monaths-Unterredungen – traduzindo para o português, “Edificantes Discussões Mentais”. Elaborada pelo teólogo Johann Rist, a revista abordava temas eruditos e seus textos tinham um perfil mais didático.
No final daquele século, em 1693, surgiu na Inglaterra a Ladies Mercury. Considerada a primeira publicação exclusiva para o público feminino, era voltada para moda, com dicas de como se vestir, além de poesias e moldes de costura.
Do lado de cá do mundo, nos Estados Unidos, foi lançada, no ano de 1867, a Harper’s Bazaar, revista que circula até hoje como uma das principais referências no seu segmento, com editoriais de moda, literatura, decoração e vida doméstica.
Ainda no século 19, nasceu a icônica revista Vogue. Planejada para ser um periódico semanal por Arthur Turnure, era dirigida à alta sociedade norte-americana. Desde então, a Vogue mantém o posto de publicação de moda mais importante do mundo.
No Brasil, a primeira revista a tratar de moda foi O Espelho Diamantino, criada pelo jornalista francês Pierre Plancher em 1827. O conteúdo trazia material literário e abordava também temas como política, arte e ciências.
Ao longo do tempo, principalmente na segunda metade do século 20, uma diversidade de publicações brasileiras surgiu para tratar desse tema em suas páginas. Relembre algumas:
. Claudia – um marco na história do jornalismo feminino do país. Entre assuntos diversos, as tendências da moda sempre ocupam suas páginas
. Elle Brazil – versão brasileira da revista lançada na França em 1945
. Marie Claire – também criada na França, teve sua “irmã” brasileira editada pela primeira vez em 1991
. Manequim – o diferencial da revista são os moldes para costura (“faça você mesma”)
. VIP – circulou de 1981 a 2018 com conteúdo direcionado ao público masculino, incluindo dicas de moda e estilo
. Capricho – 100% voltada para meninas adolescentes.
Aprenda mais – veja dicas de 5 filmes que têm como tema a moda (e a produção editorial de moda)
• O Diabo Veste Prada
• Cinderela em Paris
• Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
• The September Issue
• De repente 30
Se você produz revistas, editoriais e catálogos de moda, a Rona Editora tem equipamentos com a mais avançada tecnologia para imprimir seu trabalho com alto nível de sofisticação e precisão. Venha conversar conosco!