Se o conteúdo é a alma do texto, podemos dizer que a diagramação é o corpo. Quer ver isso na prática? Observe abaixo dois exemplos retirados do livro Design para quem não é designer. Temos aí um texto não diagramado e outro que passou pela diagramação:
Percebeu a diferença? Viu como é nítida a importância da diagramação na leitura e na compreensão de um conteúdo? Mas como essa arte pode ser conceituada?
A diagramação é um conjunto de técnicas e práticas de design gráfico que tem como missão distribuir e organizar os elementos na peça que receberá o conteúdo, principalmente textos e imagens. A diagramação é fundamental em sites, blogs, revistas, jornais, panfletos e outros materiais gráficos. Quem tem essa função é o diagramador.
Mais conhecido hoje como designer gráfico, o diagramador pode atuar de forma independente, pode ser funcionário de uma agência de publicidade ou de uma editora que publica jornais, livros e revistas. Além disso, com a evolução digital, as noções e as técnicas de diagramação tiveram que se adequar aos novos meios de veiculação de conteúdo.
Para o profissional que já nasceu “digital”, foi um processo natural. Para aquele que veio de gerações anteriores, foi como aprender “um novo idioma”. Isso porque os meios digitais têm linguagem própria, mais visual e dirigida a um usuário/leitor que “digere” várias informações ao mesmo tempo com o mínimo de atenção para cada uma.
Para cada meio, uma diagramação
Veja a comparação a seguir:
O veículo é o mesmo (jornal Folha de São Paulo), a notícia é a mesma, mas os meios são diferentes. O primeiro é a página do veículo em uma rede social dinâmica e que prioriza o uso de imagens, fotos e vídeos. O segundo meio é o site do próprio jornal, que usa uma diagramação que remete ao jornal impresso, certamente para manter uma familiaridade com o seu leitor habitual.
Portanto, não se trata apenas de estética. Adequar a diagramação a cada meio em que o conteúdo será publicado contribui para o objetivo principal de quem produziu a informação: captar a atenção do seu público. Para isso, é preciso agilizar o trabalho que ele terá para encontrar as informações na peça e para compreender as ilustrações (fotos, gráficos e imagens).
E isso vale para qualquer peça: um folder publicitário, um informativo jurídico, um livro, um manual de instruções, um comunicado do poder público, uma postagem de entretenimento nas redes sociais entre outras peças. Enfim, tudo tem que passar pelo diagramador. Ou designer gráfico. Se não for assim, o seu conteúdo estará perdido!
A Rona Editora pode auxiliar você na diagramação do seu material gráfico. Entre em contato conosco e vamos conversar!