Uma data que vem ganhando importância no calendário do marketing é exatamente o Dia Mundial do Consumidor. Celebrada em 15 de março, a data foi criada para que varejistas e fornecedores de serviços lembrem-se sempre dos direitos daqueles que são a razão de existir dos seus negócios.
No Brasil, março também marca o lançamento do Código de Defesa do Consumidor (Lei federal 8.708/1990), por sua vez inspirado na Constituição Federal de 1988. Foi um avanço na legislação do país, facilitando e deixando claras as obrigações na relação entre fornecedores e compradores.
Desde então, o mês de março passou a ganhar força no calendário do marketing como “o mês do consumidor”. Assim, muitas empresas – especialmente do varejo – têm aproveitado a ocasião para lançar campanhas e promoções, fazendo o período ganhar um status similar a uma temporada de “Black Friday”.
Qual é a história do consumo?
Nos primórdios da história humana, segundo registros, a relação de consumo era baseada apenas na supressão de necessidades básicas, como roupas e alimentos. Tudo era feito quase sob encomenda, em pequena escala e de forma artesanal.
A sociedade de consumo como a que vivenciamos hoje teve seu início apenas na Revolução Industrial, na virada do século 18 para o 19. Com a produção em escala e a possibilidade de estocar produtos, as pessoas foram estimuladas a consumir para atender a desejos que iam além das suas necessidades imediatas.
A ascensão do capitalismo, já chegando ao século 20, trouxe com ele as táticas de promoção de produtos e de “sedução” do consumidor. Paralelo a isso, novas tecnologias foram surgindo e ampliando a oferta de bens de consumo no mercado.
Esse quadro levou a um ambiente de concorrência entre os que ofertam produtos e serviços. Originalmente, o esperado era que a competição se desse em quesitos como preço, qualidade, serviços agregados, dentre outras facilidades para os consumidores. Porém, como em um jogo, foi necessário criar regras para tornar a concorrência saudável e, ainda, proteger o consumidor de fraudes e ofertas enganosas.
A Rona Editora possui em seus valores um atendimento totalmente voltado para a satisfação dos seus clientes e consumidores. Por isso, deixamos aqui as nossas felicitações pelo 15 de março e o convite para que venham conhecer o nosso trabalho!