A palavra está cada vez mais presente no vocabulário digital e nas conversas sobre o futuro da tecnologia. Mas, afinal, o que é o tal Metaverso?
Vamos começar com a etimologia:
– Meta (do grego “além”) + Universo = “além do Universo”. Traduzindo, Metaverso é um espaço coletivo e compartilhado no ambiente virtual, fora do mundo real.
Na prática, Metaverso pode ser definido como um novo conceito de plataforma que vai ser utilizada para a criação de aplicativos e ferramentas de interação social. Se você interpretou como “redes sociais”, então você pegou o conceito. Além disso, o Metaverso tornará a internet mais imersiva.
Muitos estão interpretando essa nova plataforma como uma realidade virtual − uma fusão entre o plano físico e o digital –, ou seja, um “lugar” no qual poderemos entrar para trabalhar, estudar, comprar e conviver com outras pessoas.
E o mundo real, como fica no Metaverso?
Assim como todas as novidades do ambiente tecnológico, o Metaverso também vai provocar reações e mudanças de comportamento nas pessoas e nas relações de negócios.
Mas é certo que muita coisa ainda será resolvida no mundo real. O gênio humano e toda a sua expressividade criativa sempre terão lugar tanto no digital como no mundo físico. Afinal, todo o universo virtual usa como referência algo que já existe na criação humana e na natureza.
Então, vamos aguardar para ver o que o Metaverso espera de nós!
A Rona Editora está sempre atenta à evolução tecnológica e tem, em seu parque gráfico, equipamentos que permitem traduzir para o impresso tudo o que pode ser imaginado no universo digital.