Mais um ano está chegando ao fim e outro ano vai começar. Esse ciclo vem sendo monitorado desde que a humanidade decidiu que o tempo devia (ou precisava) ser medido e “controlado”.
Mas, você sabe como isso tudo começou? De quem foi a ideia de anotar os dias, as semanas, os meses e os anos para dar a todos uma referência de “localização no tempo”?
Da lua ao Papa
As versões mais aceitas indicam que o calendário foi criado pelos sumérios, povo que viveu na região da Mesopotâmia (atual Oriente Médio), por volta de 2700 antes de Cristo. Esse calendário era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias cada, fechando o ano em 354 dias.
Calendário solar: diferente do calendário lunar, o ciclo solar era mais complexo por ser mais extenso. Criado pelos egípcios, ele tinha 365 dias, divididos em 12 meses, com 30 dias e mais 5 dias acrescidos no final do ano. Não havia ano bissexto, como hoje, e consideravam-se três estações: Inundação, Inverno e Verão.
Atualmente, o calendário utilizado é o Cristão ou Gregoriano – referência ao Papa Gregório XIII, que o oficializou em 1582. Sua criação é atribuída a um monge chamado Dionísio, no século VI. Para o monge, a contagem dos anos deveria ser iniciada no ano do nascimento de Jesus Cristo, que viria a ser o ano 1 da Era Cristã.
É o calendário usado atualmente no Brasil e em grande parte do mundo e veio substituir o Juliano, instituído pelo ditador romano Júlio César. O calendário Juliano era impreciso, pois não levava em conta o movimento de translação da Terra em torno do Sol. Além disso, o calendário Gregoriano precisou recalcular os anos bissextos. Dessa forma, por exemplo, em 1582, o dia 4 de outubro passou para 15 de outubro.
Aprenda mais: plano de marketing + datas comemorativas = calendário de ações promocionais
Uma das formas de fazer seu planejamento de marketing sem perder qualquer oportunidade é abrir o calendário do ano seguinte e observar todas as datas comemorativas.
Existem aquelas óbvias, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa etc, mas há outras menos divulgadas, como as datas ligadas às profissões e aos aniversários de municípios. Lembrar destas últimas e realizar uma ação personalizada, certamente vai gerar uma aproximação entre sua marca e o público envolvido.
Para isso, acompanhe no link https://www.calendarr.com/brasil/datas-comemorativas-2022/ as datas comemorativas de 2022 e inclua-as no seu planejamento.
Quer fazer um calendário de mesa ou de parede com o logo do seu empreendimento? Quer incluir nele as datas comemorativa e não perder nenhuma oportunidade de falar com seus públicos?
Entre em contato com a Rona agora mesmo e veja todas as possibilidades de calendário para você utilizar e ainda presentear seus clientes!