ANIME-SE! TEMOS UMA BOA IDEIA.
A família está passando por grandes desafios nesta época de isolamento social: crianças sem escola, sem passeios, confinadas dentro de casa, cansadas da rotina.
Elas clamam que os adultos se aliem a elas nas brincadeiras.
VAMOS BRINCAR DE QUÊ?
As ideias se esgotaram. As brincadeiras já não estão contentando as crianças.
Vamos aproveitar o momento para juntar a fome com a vontade de comer?
Vejam uma brincadeira interessante e que propicia a confiança, o companheirismo e a coragem. Atributos necessários aos adultos e crianças na superação dos obstáculos pelos quais estamos passando nesta pandemia.
E qual é essa brincadeira?
Brincadeira do elástico. Vocês serão EQUILIBRISTAS.
Essa brincadeira trabalha equilíbrio, cooperação, persistência e desejo de superar obstáculos para alcançar a meta.
O EQUILÍBRIO é faculdade fundamental a ser desenvolvida na infância, não apenas por ser uma capacidade motora necessária ao movimento, mas também porque influencia diretamente no aprendizado. Estudos apontam inclusive a relação direta que o equilíbrio estabelece, por exemplo, com a alfabetização. Isso porque uma criança que possui essa habilidade pouco desenvolvida pode apresentar dificuldades importantes como a de assentar-se adequadamente à mesa, realizar um traçado reto ao desenhar ou escrever, coordenar movimentos das mãos com os dos olhos durante a escrita e até mesmo movimentar os olhos com a agilidade necessária durante a leitura.
Excelente brincadeira para as crianças que não estão na escola e para este momento de dúvidas, inseguranças e receios causados pela pandemia.
Brincando, as crianças terão a oportunidade de perceber, na prática, a cada desafio superado em conjunto, os laços afetivos que as unem, sentindo a presença daqueles que estão ao seu lado, incentivando-as e caminhando com elas.
Brincar com elástico desenvolverá as habilidades de equilibrista para conseguir fazer diversas acrobacias, como pular de cá, pular de lá, torcer e contorcer para não esbarrar nos objetos, tal qual fazem os artistas de circo.
Esta é uma brincadeira empolgante que vai passando de uma fase mais fácil para outra mais complexa, como em um videogame da vida real!
COMO SE BRINCA?
Dirijam-se para um espaço dentro de casa, e comecem o espetáculo dos equilibristas!
Para essa brincadeira, você precisará de:
- um metro e meio de elástico
- uma tesoura
REGRAS DO JOGO
O jogo deve ser realizado por, no mínimo, três pessoas.
Amarrem as pontas do elástico com um nó.
Dois participantes seguram o elástico com as pernas abertas e com o elástico nos tornozelos. O terceiro participante deverá pular para dentro do espaço entre um elástico e outro com os dois pés ao mesmo tempo, cuidando para não encostar os pés no elástico.
O próximo passo é pular da mesma maneira: com os dois pés, sem encostar no elástico, mas agora para o lado de fora, de modo que as duas tiras do elástico fiquem entre as pernas abertas.
O desafio seguinte é pular com os dois pés em cima do elástico. Quem esbarrar os pés ou pernas no elástico deve passar a vez para outro participante.
O elástico deve inicialmente estar posicionado na altura dos tornozelos dos participantes, e a cada rodada, para elevar o nível de dificuldade, vai subindo para o joelho e, na sequência, para a coxa.
Os próprios participantes podem inventar outras maneiras de pular o elástico, construindo novos desafios: pular para frente, pular para trás, pular de “marcha à ré”, de olhos fechados, agachado…
Usem a criatividade, e boa diversão!