Black Friday, black week, black november… são vários os nomes e as adaptações que a famosa “data dos descontos do varejo” recebe aqui no Brasil.
Mas você sabe a origem da Black Friday? Sabe por que recebeu esse nome? Então, antes de sair para as compras, veja abaixo 10 fatos e curiosidades para puxar assunto nas filas das lojas e nas redes sociais quando conversar sobre o evento:
- A tradução de Black Friday é “Sexta-feira Negra”
- Para o varejo brasileiro, é a principal da data de ofertas do ano
- Uma das versões sobre a origem da data diz que ela surgiu no final do século XIX nos EUA após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia − uma sexta-feira − em plena corrida do ouro
- Outra versão fala de um congestionamento gigante na Filadélfia (EUA) em meados do século passado, um dia depois do feriado de Ação de Graças. Os lojistas aproveitaram o trânsito parado para promover vendas
- O Dia de Ação de Graças (ou Thanksgiving Day no original inglês) é um feriado que celebra gratidão a Deus − com orações e festas − pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano
- Com especial importância nos Estados Unidos, no Canadá e nas ilhas do Caribe, o Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro
- A primeira Black Friday do Brasil foi realizada em dia 28 de novembro de 2010
- Por aqui, o evento começou apenas com vendas on-line, reunindo cerca de 50 empresas. Gradativamente, foi conquistando o comércio físico e, atualmente, desde o pequeno até o grande varejista participam
- Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$ 770 milhões em vendas on-line. Principais produtos vendidos naquele ano: televisores e smartphones
- O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome Black Friday
Aprendeu? Reaprendeu? Você conhecia alguma ou todas essas curiosidades? Conhece outras versões? Vai aproveitar a Black Friday deste ano?
Seja como for, cuidado com as “black fraudes”!
Consumo consciente
A Rona Editora apoia o consumo consciente e a boa relação comercial entre quem vende e quem compra. Nesta Black Friday, pesquise bastante, veja se os descontos realmente compensam aquela compra que não estava planejada, priorize suas necessidades mais urgentes e pergunte-se:
. Preciso realmente de um celular novo?
. Por que vou adquirir uma TV maior que a que já tenho?
. Se eu deixar para comprar em janeiro, não vou encontrar preços ainda menores?
. O dinheiro que vou gastar não poderia ser melhor empregado em alguma forma de lazer ou uma viagem com a família? …