Responda com sinceridade: ao observar as duas imagens acima, qual desperta mais o seu interesse pelo produto? Se você não é uma exceção no mercado de consumo, certamente escolheu aquela que informa visualmente o produto contido na embalagem.
É por isso que a ilustração de embalagens ganhou um peso tão grande no mercado. Um rótulo ilustrado, com técnicas assertivas de design, não apenas informa o que tem dentro da embalagem, como atrai o consumidor e provoca nele a vontade de consumir o produto.
Senão, imagine chegar ao supermercado e encontrar uma gôndola repleta de embalagens como a outra do exemplo acima, apenas com a inscrição do conteúdo.
Quem está por trás da ilustração de embalagens?
Antes de chegar ao designer para ser desenvolvida, a ilustração de embalagens “nasce” dentro das estratégias de marketing da indústria e do varejo. O objetivo principal é seduzir o consumidor no ponto de vendas e fixar a marca do produto na sua memória. Dessa forma, a ilustração acaba se tornando um dos pilares do trabalho de branding, ou seja, o caminho que a marca percorre desde as primeiras pesquisas até se tornar reconhecida na mente do seu público-alvo.
No caso de alimentos e bebidas, por exemplo, a ilustração de embalagens precisa despertar os sentidos do consumidor de tal forma que ele vai imaginar, ali mesmo no ponto de vendas, o sabor e o aroma daqueles produtos.
Veja abaixo algumas embalagens icônicas e que são facilmente reconhecidas nas prateleiras apenas pela sua ilustração:
Você é especialista em ilustração de embalagens e quer imprimir seu trabalho com qualidade e fidelidade? Entre em contato hoje mesmo com a Rona Editora!