VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS FORMAS DE PUBLICAR UM LIVRO?

Você dedicou um tempo árduo trabalhando em seu livro, passou meses escrevendo, revisando o conteúdo, estruturando os capítulos e agora chega o momento de materializar o projeto. Tudo que um escritor mais deseja é que a sua obra alcance o mundo. Mas, depois do ponto final da história, começa outro processo que exige bastante atenção: seu original precisa se transformar em um livro. Começa, então, o processo de produção editorial.

Trabalho editorial em cima do texto, diagramação, revisão, definição de capa e ilustrações, além de organização do lançamento e da divulgação.  

Para que tudo isso aconteça, devemos conhecer as diferentes formas de publicação e qual modalidade se encaixa em seu planejamento de distribuição. 

– PUBLICAÇÃO TRADICIONAL

A modalidade de publicação tradicional consiste em um acordo que não gera custos para o escritor. A editora literalmente irá te contratar e arcará com todas as despesas necessárias para a produção, publicação e divulgação da obra. Isso se dá por meio de um original que foi submetido à análise do editorial e aprovado, ou por encomenda de um livro específico. O contrato define as condições daquele acordo e como será a remuneração do autor: por pagamento de direitos autorais adiantados (em que a editora paga um valor fixo acordado) ou por pagamento sobre as vendas (com prestação de contas trimestrais ou semestrais).

Esta opção pode parecer bem confortável, mas vale ressaltar que as editoras recebem um grande fluxo de originais, o que pode estender por muito tempo a escolha, finalização e publicação do seu livro.

– PUBLICAÇÃO EM PARCERIA

Uma boa opção é procurar por uma parceria onde o escritor e a editora investem no projeto.

Com o seu original aprovado, a editora fará uma proposta de viabilidade comercial e o foco será na publicação e venda, esse modelo reduz bastante os custos do processo para o 

escritor. De qualquer forma, deve-se ficar atento às limitações que existem em uma parceria.

– PUBLICAÇÃO CONTRATADA

Dentro desta forma de publicação, o escritor contrata a editora para executar o processo de publicação. Existe, então, total liberdade e autonomia do autor sobre a obra, sem interferência de terceiros. O lucro da editora está atrelado à prestação de serviço. 

O benefício deste modelo é a inserção rápida no mercado editorial e total liberdade para a comercialização do seu livro. No entanto, é necessário o cuidado com a avaliação do conteúdo da obra, já que a editora não irá interferir ou responder por ele.

– PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE

Este método vem abrindo mercado no Brasil, principalmente por seu fácil acesso. O próprio autor pode retirar os seus registros como ISBN, código de barras, ficha catalográfica, sem interferência do editor ou agente literário e sem burocracias. 

Você pode escolher a quantidade para a impressão e onde e como irá distribuir e comercializar. Estude o seu projeto, esta categoria pode te levar a fazer publicações por partes e aumentar em muito o valor de investimento, além do risco mais alto de falhas e perda de oportunidades.

– FINANCIAMENTO COLETIVO

Outra opção para viabilizar o seu projeto editorial é através do sistema de crowdfunding.

Você pode cadastrar o seu projeto em uma plataforma digital onde ele será divulgado de forma online. Todos que acreditarem no seu propósito irão ceder um aporte financeiro com base em recompensas previamente estabelecidas no ato do cadastro. 

Hoje existem inúmeras plataformas de crowdfunding no Brasil que podem gerar o financiamento coletivo necessário para o projeto do seu livro. O benefício é que uma parcela da tiragem pode ser oferecida como recompensa para o apoio financeiro.

– PLATAFORMAS DE PUBLICAÇÃO DE E-BOOKS

Alguns leitores podem discordar sobre a adaptação do seu uso, mas o mercado de e-books vem crescendo exponencialmente. Através da facilidade de acesso, o formato digital pode proporcionar uma ótima experiência de leitura.  

A publicação digital é a opção mais rápida e barata, basta efetuar um cadastro em uma ou várias plataformas de acesso e enviar o seu texto.

Mas depois de tantas opções, ainda ressaltamos que o auxílio editorial é o caminho que traz mais garantia de que seu livro será produzido, impresso e divulgado da forma correta.

Em qualquer tipo de acordo, cabe sempre observar as vantagens e limitações antes de tomar a decisão. É preciso estabelecer as condições previamente e sempre estar resguardado por um contrato. Isso vale tanto para os autores quanto para os ilustradores e demais participantes da obra.

Quer saber mais sobre os processos e novidades do universo editorial? Se inscreva e acompanhe nossos artigos. Está animado(a) e cheio(a) de ideias que a Rona pode te auxiliar a concretizar? Então, clique aqui e converse com um de nossos consultores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

FALE CONOSCO: (31) 3303-9999 • RONA@RONAEDITORA.COM.BR

RUA HENRIQUETO CARDINALE, 280 OLHOS D'ÁGUA
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS 30390-082

×

Carrinho