IMPRESSÃO EM BRAILLE — COMO CONQUISTAR MAIS CLIENTES E FORTALECER SUA MARCA COM EMBALAGENS INCLUSIVAS

Ao utilizar a impressão em braille nas embalagens de produtos, é possível garantir a acessibilidade e a inclusão do público com  algum tipo de deficiência visual, além de beneficiar, e muito, o seu negócio!

Atualmente, o Brasil tem mais de 6,5 milhões de indivíduos com alguma deficiência de visão, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ou seja, um grupo extenso de consumidores que merece mais autonomia e integração.

Confira de que forma o braille em embalagens pode contemplar a demanda de um público pouco atendido e agregar valor para sua marca.

Incentivo à Inclusão Social

Várias empresas estão atrasadas quando se trata de inclusão social. Mas já existem inúmeros meios no mercado para facilitar a vida dos deficientes visuais, e o braille impresso em embalagens é um dos recursos para atender a esse público.  

Essa impressão é realizada por meio de um equipamento especial que realiza a dobra, grava o braille e cola os cartuchos, produzindo legendas em alto relevo com pontos específicos dessa linguagem, que possibilita a leitura com a polpa digital.  

Sendo assim, indivíduos com dificuldade visual de alto grau e/ou cegos estarão mais propensos a adquirirem variados produtos, como alimentos e remédios com embalagens em braille.

A impressão do braille em rótulos de medicamentos, por exemplo, é exigida por lei.

Promover Valor Social para a marca

Uma empresa que disponibiliza braille na embalagem do produto vai impactar na experiência do cliente, que pode estabelecer vínculo com marcas que oferecem esse tipo de valor percebido. 

Uma embalagem com comunicação inclusiva é um diferencial que manifesta preocupação social, melhorando substancialmente a imagem da marca.

Quais informações a gráfica deverá inserir na embalagem?

Ao imprimir o braille nas embalagens dos produtos é preciso lembrar que não é prudente exagerar nas informações, pois a comunicação com o deficiente visual é diferente.

Outra questão é que há um limite técnico para incluir dados nesse tipo de linguagem, considerando que ela ocupa um espaço maior.

Desta maneira, a finalidade é identificar o produto de forma objetiva para o consumidor entender o que ele tem em mãos. Nessa hora, vale a máxima do “menos é mais”.      

Qual o local ideal para aplicar o braille na embalagem de um produto?

Ao desenvolvermos embalagens para o mercado em geral, queremos ressaltar as informações principais e deixá-las bem visíveis, não é mesmo? Isto se aplicará também ao braille, mas o foco, nesse caso, são as mãos.

Assim, a gráfica deverá imprimir em uma parte da embalagem que favoreça o tato de quem fará a leitura dela, obedecendo aos critérios de controle de qualidade para não induzir o cliente ao erro. O fornecedor tem papel fundamental nesse sentido.

Para facilitar o acesso do deficiente visual e/ou cego, permitindo que ele encontre o que deseja de forma independente, é recomendável organizar o layout do ponto de venda com os produtos posicionados em ilhas.

As embalagens que comunicam de maneira inclusiva podem ter um destaque incrível no âmbito competitivo das marcas.

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